Produção
Participação em Bancas Examinadoras
|Monografias| Conclusão de Curso e Iniciação Científica | Mestrado | Doutorado

a) Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização

ALVES, C.; LAMMOGLIA, B.; BRONZATTO, M.. Participação em banca de LUCÍLIA BARBOSA DE JESUS. O CORPO MASCULINO E AS RELAÇÕES DE PODER: A PRODUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de São Paulo.

BAUMANN, Ana Paula Purcina; RIBEIRO, J. P. M.; SANTOS, M. B. S.. Participação em banca de Fábio Ferreira de Souza. Análise de Erros Aplicada em Problemas Envolvendo Perímetro de Polígonos em Turmas de Ensino Fundamental II. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

CLIMACO, H. A.; BAUMANN, A. P. P.; SANTOS, M. B. S.. Participação em banca de Karla Adriana Pereira do Nascimento. Coordenadas no Plano e a Aprendizagem das Regras do Jogo de Go para Alunos da Terceira Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Elefante Branco. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

DANTAS, S. C.; BALDINI, L. A. F.; PAULO, J. P. A.. Participação em banca de Evaldo Victor Lima Bezzera. Investigando a terra plana com o Stellarium. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação - INTEDUC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DANTAS, S. C.; DORIGAO, A. M.; PAULO, J. P. A.. Participação em banca de Douglas Gasparin Arruda. A história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, google classroom e atividades gameficadas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação - INTEDUC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GORLA, F. A.; BECHLIN, K. R. K.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Mayara Vendramini Codognos. Modelagem Matemática à luz da Educação Matemática Crítica: Análise das considerações finais dos artigos publicados na IX e X CNMEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

GUERREIRO, R. L.; SETTI, E. J. K.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Rubia Wilhems França. Análise das questões de “Matemática e suas Tecnologias” do ENEM 2009 a 2017: um olhar na matriz de referência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná. LAMMOGLIA, B.; BRONZATTO, M.; FADINI, A. A. B.. Participação em banca de BÁRBARA SOUZA QUINA DE ASSIS MAGNUSSON. COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA SE MOSTRA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de São Paulo.

LUIZ JUNIOR, O. J.; OLIVEIRA, W. P.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Milleny dos Santos Aguetoni. Modelagem como uma alternativa pedagógica para o Ensino da Matemática na Educação Infantil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; BATISTA, J. O.. Participação em banca de Vinicius da Silva de Santana. Julgados e comentados: Podcast Educacional no Ministério Público do Estado do Paraná. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; BATISTA, J. O.. Participação em banca de Barbara Ellen Malverdel. Ensino de Astronomia: Uma proposta didática utilizando o aplicativo "Solar System RA". 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; ORLOVSKI, N.. Participação em banca de Ana Letícia Padeski Ferreira de Azevedo. A Tecnologia na Escola: Um olhar atento ao Projeto Conectados (SEED/PR). 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; ORLOVSKI, N.. Participação em banca de Juliano Thales Henrique. A Tecnologia como ferramenta o ensino da Matemática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; ORLOVSKI, N.. Participação em banca de Joice Yuko Obata. Possibilidades que se abrem para o ensino da Matemática mediado por tecnologias digitais móveis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PANOSSIAN, M. L.; FILIETAZ, M. R. P.; MOCROSKY, L. F.. Participação em banca de Dilma José Lopes. Aplicativos móveis no ensino de Biologia celular. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, M. B. S.; BAUMANN, A. P. P.; MACHADO, V. L.. Participação em banca de Cleonice Rocha Braga. Programa UFGInclui e Núcleo de Acessibilidade: possibilidades e desafios à prática inclusiva. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

Início da Página

b) Trabalhos de conclusão de Curso e Iniciação Científica

AFFONSO, F. J.; FIGUEIREDO, O. A.; CARVALHO, V. O.. Participação em banca de Marcos Paulo de Oliveira Camargo.Um mapeamanto sistemático da literatura sobre sistemas ciber-físico autoadaptativo.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

AFFONSO, F. J.; FIGUEIREDO, O. A.; PEDRONETTE, D. C. G.. Participação em banca de Guilherme Guiguer Menaldo.DSL-Modeler4SaS: projeto e implementação de um módulo de anotações de adaptação e persistência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

AFFONSO, F. J.; FIGUEIREDO, O. A.; PEDRONETTE, D. C. G.. Participação em banca de Kevyn Oliveira Silva Barbosa.Desenvolvimento de um sistema para Smart Home Health Care aplicando técnicas de construção de cenários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Integral) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

AFFONSO, F. J.; PEDRONETTE, D. C. G.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Maurício de Sousa Lacerda.Aplicando teoria de cenários no desenvolvimento de sistemas autoadaptativos voltados para área médica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Integral) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BALDASSIN, A. J.; CARVALHO, V. O.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Cyro Pereira do Nascimento.Otimização para o algoritmo de encriptação autenticada Deoxys. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BALDASSIN, A. J.; GUILHERME, I. R.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de William Burghesi de Castro.Paralelismo em Python: explorando os caminhos para o paralelismo em Python com o problema do caixeiro viajante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Noturno) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BATISTELA, R. F.; BACELLAR, C. N.; FERREIRA, J. L.. Participação em banca de Maria Elane Dias de Brito.O livro Introdução à Álgebra de Leopoldo Nachbin e os fundamentos da matemática moderna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BATISTELA, R. F.; BACELLAR, C. N.; FERREIRA, J. L.. Participação em banca de Paula Carolyne Bonfim Oliveira.Iniciação à estruturas algébricas: Jacy Monteiro e as teorias modernas da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BATISTELA, R. F.; BACELLAR, C. N.; SOUZA, E. S.. Participação em banca de Cristileide Gonçalves Nascimento.Um estudo sobre quadriláteros notáveis por meio de um jogo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BATISTELA, R. F.; CARVALHO, E. F.; FERREIRA, J. L.. Participação em banca de Marcia Carneiro Pereira.História de vida: influências que contribuíram para a formação de uma professora de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BATISTELA, R. F.; SILVA, M. S.; SOUZA, E. S.. Participação em banca de Anailda Santos dos Santos.Dificuldades Enfrentadas no Processo de Aprendizagem dos Números Racionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BATISTELA, R. F.; SOUZA, E. S.; LIMA, E. B.. Participação em banca de Thalia de Jesus da Silva.As teorias modernas da matemática: uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia (1960-1968): uma análise histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BAUMANN, A. P. P.; OLIVEIRA, A. A. B.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Katiana Cry Cre da Silva Krikati.Põohyh'pry. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás.

BAUMANN, A. P. P.; OLIVEIRA, A. A. B.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Flor de Lis Ca Hixyh da Silva Krikati.Me'tyhc Jõopeh Ny Pyr Jacree Ny Ehncree Cati Ji. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

BAUMANN, A. P. P.; RIBEIRO, J. P. M.; SOUZA, M. F. B.. Participação em banca de Rosimere Barros de Araujo e Ricardo Oliveira de Faria.Percepções dos Educandos da EAJA no Ensino de Geometria em uma Perspectiva Etnomatemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Bertine, L. F; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Carlos Edmar Ramos.Uma Reflexão Sobre o Ensino de Logaritmos no Ensino Médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Bertine, L. F; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Raquel Tibúcio Faliosa.Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Jovens e Adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Bertine, L. F; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Yuri Vieira Romano.Processo de Ensino-Aprendizagem Analisado por meio da Perspectiva da Psicologia da Educação Um Estudo a partir da Obra de Pierluigi Piazzi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

BREVE, F. A.; BALDASSIN, A. J.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Thiago Rodrigues Wenzel.Automação do monitoramento de água subterrânea, utilizando microcontrolador ESP8266 e internet das coisas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CERICATO, I.; ZAJAC, S.; KLUTH, V. S.. Participação em banca de Valéria Ferreira de Araújo.Necessidades Formativas de Professores para a atuação com a Educação Inclusiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.

CHIARADIA, A. P. M.; OLIVEIRA, V.; MOURAO, D. C.. Participação em banca de João Guilherme Rufino de Souza.O raciocínio lógico no campo jurídico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista.

CHIARADIA, A. P. M.; PAULO, R. M.; SOUZA, A. C.. Participação em banca de Maicon dos Santos Coelho.Uma experiência com o PIC-OBMEP (Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FARIA, E. C.; BAUMANN, A. P. P.; ROCHA, L. P.. Participação em banca de Rodrigo Damasceno Leite.Ações dos Alunos do Ensino Fundamental Diante do Trabalho com Exemplos nas Aulas de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

FERREIRA, J. L.; LUNA, A. V. A.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de Gutemberg de Lima.Materiais Curriculares Educativos para o Ensino de Álgebra: professores em formação inicial e o processo de elaboração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

FERREIRA, J. L.; LUNA, A. V. A.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de Joadilson Cardoso Oliveira.Pesquisas sobre ensino e aprendizagem de Álgebra na Educação Básica e na formação do professor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

FIGUEIREDO, O. A.; BALDASSIN, A. J.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.. Participação em banca de Daniel Hikotaka Kikuti.Representação e manipulação de expressões booleanas através de zippers (estrutura de dados puramente funcional). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; FISCHER, C. N.; MALTEMPI, M. V.. Participação em banca de Jhenifer Marques dos Santos.Pointer Puzzles: uma vivência interativa de manipulação de ponteiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; FLAUZINO, R. A.; LUPPE, M.. Participação em banca de Yuri Castro Neo de Carvalho.SAT e SMT solvers: fundamentação e aplicação ao problema de alocação de frequências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica) - Universidade de São Paulo.

FIGUEIREDO, O. A.; MALTEMPI, M. V.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.. Participação em banca de Murilo Henrique Terrabuio.Interfaces gráficas em Haskell: atualização e portabilidade da aplicação dynaLT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; MARINHO, E. P.; BREVE, F. A.. Participação em banca de Davi Felipe dos Santos.Gerenciamento pessoal de chaves criptográficas assimétricas: disseminação de boas práticas através de um jogo.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; MARINHO, E. P.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.. Participação em banca de Rafael Domingos Santos.Aplicação em tempo real para docentes e discentes em sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; MARINHO, E. P.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.. Participação em banca de Rafael Silvestre de Oliveira.Gerenciamento automático de configuração via Puppet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Noturno) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.; SOUSA, G. J.. Participação em banca de Ricardo Xavier da Silva.Desenvolvimento front-end web baseado na biblioteca React: um estudo de caso (edição de programas de disciplinas de graduação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; OLIVEIRA, H. C.; BREVE, F. A.. Participação em banca de Gustavo Henrique Ribeiro de Moura.Understanding basic asymetric key management through an interactive game.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; OLIVEIRA, H. C.; FISCHER, C. N.. Participação em banca de Beatriz Scamardi Scopel.Programação de blockchain Ethereum: smart contracts e aplicações descentralizadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, O. A.; OLIVEIRA, H. C.; MALTEMPI, M. V.. Participação em banca de Cleyton Massao Nakabara Rodrigues.Apoio ao ensino com álbuns de figurinhas virtuais: especificação funcional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIRME, I.; PAVANELO, E.. Participação em banca de Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli.Possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos com origamis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE GUARATINGUETÁ.

FISCHER, C. N.; SALVADEO, D. H. P.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Rodrigo de Sousa Santos.Uso de "Hidden Markov Models" na determinação do grau de conservação de "Long Terminal Repeat" transponíveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Integral) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GUILHERME, I. R.; BALDASSIN, A. J.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Renato Carlos Rodrigues Miranda de Sá.Uma interface em linguagem natural para jogos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Integral) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GUILHERME, I. R.; FIGUEIREDO, O. A.; NASCIMENTO JUNIOR, O. S.. Participação em banca de Gabriel Ferrari Mariano.Impacto da web semântica e linked data no jornalismo contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Noturno) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

KASSAMA, P. A. G.; LINARDI, P. R.; CASTILHO, T. N.. Participação em banca de Henriette Moura Erhard.Aplicativos para celular no ensino de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

KLUBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M.; MUTTI, G. S. L.. Participação em banca de Sara Taís Theobald.Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática: experiência e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

KLUBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M.; RIBEIRO, D. M.. Participação em banca de Thalia Falquievicz Corassa.Modelagem Matemática no ensino de funções lineares no Ensino Médio: uma análise do olhar dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

KLUTH, V. S.; CASTILHO, T. N.. Participação em banca de Paulo Mattos.Um modelo de avaliação para o ensino de Ciências fundamentado no processo de construção do conhecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

LUCIANECERICATO, I.; KLUTH, V. S.; AZZALIS, L. A.. Participação em banca de Caroline Sodré de Menezes.Dislexia e formação de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.

MARINHO, E. P.; BREVE, F. A.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Vinícius Alberto Fahl Ferreira dos Santos.Extração de contorno de imagens por amostragem com partículas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MOCROSKY, L. F.; ARAUJO, A. M.; ORLOVISKI, N.. Participação em banca de Gabriela Martos.Análise das situações de ensino produzidas pelos acadêmicos da Licenciatura em Matemática UTFPR-CT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; ARAUJO, A. M.; ORLOVISKI, N.. Participação em banca de Gabriela Martos.Análise das situações de ensino produzidas pelos acadêmicos da Licenciatura em Matemática UTFPR-CT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A; ORLOVISKI, N.; PANOSSIAN, M. L.. Participação em banca de Paola Bianca Bernasconi.A História da Matemática nos Anos Iniciais: perspectivas e desdobramentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MONDINI, F.; GARNICA, A. V. M.; PAVANELO, E.. Participação em banca de Joel Gonçalves dos Santos.Considerações Históricas, Filosóficas e Teóricas Acerca do Processo de Validação das Verdades Matemáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE GUARATINGUETÁ.

MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Lais Cristina Pereira da Silva.Compreensões de professores de Matemática sobre a presença da Álgebra no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MONDINI, F.; PAVANELO, E.; GIL, M.A.R.. Participação em banca de Breno de Faria Arnaut Pereira.Índices de permanência e continuidade nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral na UNESP- Campus de Guaratinguetá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE GUARATINGUETÁ.

MONDINI, F.; PAVANELO, E.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Karina Martins Novaes.O infinito e sua constituição histórico-filosófica na ciência matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MONDINI, F.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Thais Milena Godoi Silva.A Matemática na formação do Sargento Especialista da Força Aérea Brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

MONDINI, F.; SOUZA, A. C.; FIRME, I.. Participação em banca de Fernanda Morano de Jesus.Um estudo exploratório sobre a Álgebra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

NASCIMENTO, M. P.; BATISTA, C. C.; ALE, R. L.. Participação em banca de Gabriela Ragaccini Paula Teodoro.Fadiga com Espécimes não Normalizados de um Tubo de Aço API 5CT N80Q para Aplicação Offshore. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

NASCIMENTO, M. P.; CAPORALLI FILHO, A.; BATISTA, C. C.. Participação em banca de Caio Henrique Silva Gomes.Avaliação da Fadiga em Junta Soldada GTAW de Aço ABNT 4130 Pós Tratamento Superficial de Hammer Peening. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA, A. A. B.; BAUMANN, A. P. P.. Participação em banca de Dorcio Krikati.Wy'ty: Crowahu'cati Ji - Rop Cati Ji (Organização dos grupos e seus subgrupos da festa Wy'ty). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, A. A. B.; BAUMANN, A. P. P.. Participação em banca de Milton Carvalho Bandeira Krikati.Cyyjehtxut. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, A. A. B.; BAUMANN, A. P. P.. Participação em banca de Marli Bandeira.Me Jpyn Xy'cati Ji Jare (Comida tradicional). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, A. A. B.; BAUMANN, A. P. P.. Participação em banca de Pedro E'croc Krikat.Forma de Tratamento na Cultura do Povo Krikati. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, A. A. B.; BAUMANN, A. P. P.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Marineusa Pryj Krikati.A Importância da Palmeira de Buriti para o Povo Krikati. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, H. C.; SALVADEO, D. H. P.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Jonatas Teixeira Locateli.Ensino de programação para a geração Z usando a linguagem Python e princípios de "Test Driven Development". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação - Noturno) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PANOSSIAN, M. L.; MOCROSKY, L. F.; BANIN, E. S.. Participação em banca de Camila Ehrat Dias.Matemática para cegos: uma possibilidade no ensino de polinômios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PANOSSIAN, M. L.; MOCROSKY, L. F.; SOUZA, F. D.. Participação em banca de Gabriel José Cavassin Fabri.Atividade Orientadora de Ensino e a Análise Didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de Estatística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PAULO, J. P. A.; BENETI, H. M. F.; FREITAS, T. P. R. S.. Participação em banca de Tânia Pereira Ramos Silva Freitas.Alfabetização matemática: uma proposta para a formação de professores de matemática dos anos iniciais na UFG Jataí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

PAULO, J. P. A.; BORGES, J. N.; LIMA, R. R.. Participação em banca de Jacqueline Nogueira Borges.Uma perspectiva histórico-cultural de uma aula de matemática na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás

PAULO, J. P. A.; RAIMANN, A.; OLIVEIRA, J. D. S. S.. Participação em banca de Juliana Darc Souza Santos Oliveira.Alfabetização Matemática: uma análise das políticas públicas de Jataí-Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

PAULO, J. P. A.; RAIMANN, E. G.; SOUZA, D.. Participação em banca de Divina de Souza.Análise de uma experiência de estágio com uso do material dourado no ensino do sistema de numeração decimal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

PAULO, R. M.; BATISTA, C.; PAVANELO, E.. Participação em banca de Renata Bittencourt Vaz.Modelagem Matemática e o Ensino de Calculo Diferencial e Integral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; PAVANELO, E.; FIRME, I. C.. Participação em banca de José Luís Carvalho Guimarães Junior.Minecraft e Matemática: um estudo de caso envolvendo a organização espacial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; SANTOS, E. P. R.; FIRME, I. C.. Participação em banca de Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli.Possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos com origamis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; SOUZA, A. C.; MONDINI, F.. Participação em banca de Thiago Cesar Marques de Oliveira.Transdisciplinaridade: uma compreensão hermenêutica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; SOUZA, A. C.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Fernanda Karen Sousa de Oliveira.Material manipulativo e jogos como possibilidade para a aprendizagem em Álgebra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; SOUZA, A. C.; TONEIS, C. N.. Participação em banca de Rafaela Pereira de Moraes.Gamificação: uma possibilidade para o ensino da matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; Zeni, J. R. de R.; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Renan Marcelo Duarte.O que pensam ser a matemática: concepções de alunos e professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAVANELO, E.; BATISTA, C. C.; SOUZA, A. C.. Participação em banca de Daiane de Souza.O Ensino de Frações por meio da Resolução de Problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAVANELO, E.; BATISTELA, R. F.; PAULO, R. M.. Participação em banca de Ana Carla de Paula Leite Almeida.Demonstração com tecnologia: um estudo sobre o número de diagonais de um prisma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAVANELO, E.; PAULO, R. M.; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Renata Ferreira Barbosa Rosa Gomides.Trigonometria no Ensino Médio a partir de um trabalho com jogos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A. P. P.; ROQUE, S.. Participação em banca de Luis Carlos Ferreira de Sousa e Gabriel Viana Lima.Educação Matemática Crítica: Influências dos Ambientes de Aprendizagens na Compreensão dos Estudantes do Ensino Fundamental sobre Desigualdades Socioeconônicas no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

SANTANA, F. C. M.; BATISTELA, R. F.; LUNA, A. V. A.. Participação em banca de Adriele Silva Conceição.Ações e Práticas Comunicativas no Ambiente Virtual de Modelagem Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, J. N. D.; BATISTELA, R. F.; BARRETO, E. R.. Participação em banca de Cássio Souza de Oliveira.Resolvendo Problemas de Otimização: uma proposta

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; FIRME, I. C.. Participação em banca de Daiane Silva Assunção.O que focam as pesquisas em Educação Matemática acerca da Educação Indígena. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; LIMA, P. C.. Participação em banca de Antonio Caetano dos Santos Junior.Um estudo sobre transtorno do espectro autista: o estado da arte das publicações da área de ensino em periódicos nacionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; LIMA, P. C.. Participação em banca de Viviane de Souza Silva.Um estudo sobre a Educação Inclusiva na formação dos alunos de licenciatura em Matemática da UNESP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; PAVANELO, E.. Participação em banca de Layciele Aguiar Brazchi Lima.Investigando a prática do Yoga no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; PAVANELO, E.. Participação em banca de Ananda de Oliveira Varlesse.A Resolução de Problemas por meio do uso de jogos no ensino de Matemática nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAULO, R. M.; SANTOS, E. P. R.. Participação em banca de Viviane Aparecida Rodrigues de Aquino Rosas.O uso da literatura infanto-juvenil nas aulas de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, A. C.; PAVANELO, E.; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Giovana de Lira Apóstolo Araújo.A Educação Financeira para Alunos de 6º Ano e sua Contribuição para uma formação cidadã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE GUARATINGUETÁ.

SOUZA, E. S.; BACELLAR, C. N.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de Larissa Queiroz de Oliveira.A utilização de cartões para o ensino de divisão de números naturais: uma proposta de intervenção baseada em materiais manipuláveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SOUZA, E. S.; BATISTELA, R. F.; BACELLAR, C. N.. Participação em banca de Elizaneide Alves Carneiro.As potencialidades do PIBID Matemática: um olhar para o Ensino, Pesquisa e Extensão nos Anais do X, XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SOUZA, E. S.; BATISTELA, R. F.; GOULART, J. S. S.. Participação em banca de Leila Islânia Oliveira.Análise de uma proposta de ensino das relações trigonométricas baseadas em situações didáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SOUZA, E. S.; BATISTELA, R. F.; SILVA, M. S.. Participação em banca de Adriana Silva de Santana.Análise de uma situação didática de cálculo o IMC para o estudo de medidas de centralidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SOUZA, E. S.; LIMA, E. B.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de Edwilson da Conceição Cunha de Sena.Quebra-cabeça: uma didática para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Início da Página

c) Mestrado

ALVES, E. V.; SANTOS, J. Z.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de Jorge Alberto dos Santos Santana. Práticas escolares para a mobilização da cultura matemática de estudantes da EJA por meio da etnomatemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA - UNEB) - Universidade do Estado da Bahia.

AMORIM, A.; ALVES, E. V.; BATISTELA, R. F.. Participação em banca de José Hélio de Carvalho. Educação de Jovens e Adultos: um olhar interdisciplinar na redução da evasão escolar em matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA - UNEB) - Universidade do Estado da Bahia.

BAIER, Tania; BICUDO, M. A. V.; TOMIO, D.. Participação em banca de Vandreza Rodrigues. Explorando mundos com mapas geográficos para o ensino da matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências naturais e matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

BAIER, Tania; BICUDO, M. A. V.; TOMIO, D.. Participação em banca de Vandreza Rodrigues. Explorando mundos com mapas geográficos contribuições para o ensino de matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências naturais e matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

BAIER, TÂNIA; MIARKA, Roger; SILVA, V. C.. Participação em banca de Rita de Cássia do Amaral. Educação Etnomatemática no campo: atividades didáticas para os anos finaia do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáti) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

BAIER, TÂNIA; SCHELLER, M.; SCHUHMACHER, E.. Participação em banca de Christian James Henschel. Número Áureo e Progressões Geométricas: A Matemática na Música. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáti) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

BALDASSIN, A. J.; AZEVEDO, R. J.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Gustavo José de Souza. FGSCM: uma abordagem de omissão de lock transacional com granularidade fina na resolução de conflitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BALDASSIN, A. J.; FRANCESQUINI, E. C.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Rafael Pizzirani Murari. Otimização de desempenho em ambientes com memória persistente via transações em fase.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BALDASSIN, A. J.; FRANCESQUINI, E. C.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Gustavo Leite. Avaliação de desempenho de otimizações de código em aceleradores FPGA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BARRETO, M. A. M.; PAULO, R. M.; ROMAO, E. L.; GARCIA, R. V.. Participação em banca de Juliana Marcondes de Morais. Neurociência Cognitiva e ensino híbrido: investigando o modelo por rotações no ensino de matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projetos Educacionais) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

BASSOI, T. S.; Bello, S. E. L.; KLÜBER, T. E.; ZARA, R. A.. Participação em banca de Adriana Stefanello Somovilla. A inserção da disciplina matemática financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BASSOI, T. S.; GUÉRIOS, E.; KLÜBER, T. E.; BRANDT, C. F.. Participação em banca de Luani Griggio Langwinski. O Ensino de álgebra e os Registros de Representação Semiótica: um olhar para a prática dos professores do 8º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BOERO, A. C.; M. Silva; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Ana Claudya Botelho de Rezende. UMA GENERALIZAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA DOS NOVE PONTOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017 - Universidade Federal do ABC.

CAMARGO, S.; BURAK, D.; ZIMER, T. T. B.; MOCROSKY, L. F.. Participação em banca de Juarês Jocoski. Modelagem Matemática no 2 ano do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Cerri, C; Tonelli, P. A.; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Roseli Rocha Teixeira. Situações de Conflito: uma Aplicação de Teoria dos Jogos em Sala de Aula. 2018 - Universidade de São Paulo.

CIFUENTES, J. C.; ALVES, M. M. S.; MOCROSKY, L. F.. Participação em banca de Willian Valverde. A Experiência Matemática: fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

F. Antoneli; P. Batisteli; GAVIRIA, P. A.; R. Martins. Participação em banca de CASSIA FERREIRA SAMPAIO. Invariantes e Equivariantes Relativos para Grupos de Lie Compactos. 2017 - UNIFESP, São Jose dos Campos. JAVARONI, S. L.; ALLEVATO, Norma Suely; PAULO, R. M.. Participação em banca de Anderson Luis Pereira. Crenças e Concepções de professores acerca do uso das Tecnologias Digitais em aula de Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

KALINKE, M. A; GONCALEZ, M. M. A.; MOCROSKY, L. F.. Participação em banca de Danielle Leitempergher Venson. Entre a cruz e o método: Uma reflexão histórico-filosófica sobre controle da verossimilhança do conhecimento. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F.; CAMARGO, S.. Participação em banca de Admilson Iaresk da Silva. EM BUSCA DE POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA USO DO SOFTWARE SCRATCH NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

KLÜBER, T. E.; Justina, L. A. D.; KATO, L. A; STRIEDER, D. M.. Participação em banca de Marcio Virginio da Silva. Concepções prévias de professores e formação continuada em Modelagem Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

KLUBER, T. E.; VERTUAN, R. E.; PAULO, R. M.. Participação em banca de Lucimara Aparecida dos Santos. Um olhar sobre a própria prática com Modelagem Matemática na Educação Matemática ao estar-com-um-grupo de formação continuada. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

KLUTH, V. S.; ALMOULOUD, A. A.; CORDEIRO, D. S.; CASTILHO, T. N.. Participação em banca de Carlos Alberto Tavares Dias Filho. Demonstrações matemáticas e a Educação Básica: um estudo em Hermenêutica Filosófica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo.

KLUTH, V. S.; ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F.. Participação em banca de Ivonildes dos Santos MIlan. O ensino do sistema de numeração decimal nas séries iniciais do ensino fundamental: as relações com a aprendizagem do sistema pocisional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudo Pós graduação em Educação Matemáticas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. KLUTH, V. S.; ALMOULOUD, SADDO AG; CORDEIRO, D. S.; CASTILHO, T. N.. Participação em banca de Carlos Alberto Tavares Dias Filho. Demonstrações matemáticas e a Educação Básica: um estudo em Hermenêutica Filosófica. 2020. Dissertação (Mestrado em ProfMat) - Universidade Federal de São Paulo.

M. Silva; J. Cassiano; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Andressa de Lima Pereira. Números primos e a conjetura de Goldbach. 2017 - Universidade Federal do ABC.Rosa, M.; FARSANI, D.; Paulo, Rosa Monteiro; BASSO, M. V. A.. Participação em banca de Caroline Antunes da Silva,. PERCEPÇÃO, CORPO E CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO: um estudo com Xbox Kinect. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MOCROSKY, L. F.; BANIN, E. S.; KALINKE, M. A; PANOSSIAN, M. L.. Participação em banca de Cinthia Domit Zaniolo Renaux. Uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de Pedagogia: algumas possibilidades e potencialodades. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná. MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A.; MONDINI, F.. Participação em banca de Bernadete Kurek. A organização da Educação em tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: endereçamentos para a Prática Educativa do Acompanhamento Pedagógico em Matemática.. 2020.

MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A.; MONDINI, F.. Participação em banca de Lidiane Monferino. Leituras de práticas na alfabetização matemática: um fenômeno formativo. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A.; ROLKOUSKI, E.; MONDINI, F.. Participação em banca de Joice Yuko Obata. TIC no ensino de Matemática: o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; LORENZETTI, L.; MONDINI, F.. Participação em banca de Manuelle Pereira da Costa Simeão. Ciência e Tecnologias nos anos inciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Compreensões curriculares para a prática docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; CAMARGO, S.. Participação em banca de Lucas Maximiliano Tomé. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: um diálogo com professores polivalentes. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; GUÉRIOS, E. C.; PANOSSIAN, M. L.. Participação em banca de Luiza Destéfani Alves. Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.; SOUZA, J. R.; PANOSSIAN, M. L.. Participação em banca de Denise Caroline Gomes da Silva. Desafios de ensinar Matemática na Educação Básica: um estudo com professores no ínio de carreira. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; ROLKOUSKI, E; SOUZA, J. R.; VIANNA, C. R.; BANIN, E. S.. Participação em banca de Salete Pereira de Andrade. Alfabetização Matemática: o professor em forma-ação. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MOCROSKY, L. F.; SOUZA, F. D.; GUÉRIOS, E. C.. Participação em banca de Juliana da Cruz Melo. Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

MUNHOZ, R. H.; HENNING, E.; BAIER, T.. Participação em banca de Cristina Thiel Borgonovo. Educação matemática e educação ambiental: um paradidático destinado ao ensino de estatística. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

PANOSSIAN, M. L.; MOCROSKY, L. F.; GUÉRIOS, E. C.. Participação em banca de Claudia Maria Witt. A Didática da Matemática como disciplina: um estudo em cursos de licenciatura 'a distância. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

PAULO, R. M.; DETONI, Adlai Ralph; SANTOS, E. P. R.. Participação em banca de Raissa Samara Sampaio. Geometria e Visualização: ensinando volume com o software GeoGebra. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAULO, R. M.; MISKULIN, R. G. S.; PONTE, J. P. M.. Participação em banca de Carolina Cordeiro Batista. O Estudo de Aula na Formação de Professores de Matemática para Ensinar com Tecnologias: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

PAULO, R. M.; MONDINI, F.; PASSOS, C. L. B.. Participação em banca de Vanessa de Oliveira. Contar de Cabeça ou com a Cabeça? Compreensões do Professor dos Anos Iniciais acerca do Cálculo Mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A. P. P.; BAUMANN, A. P. P.; NAZARENO, E.. Participação em banca de Vanessa Nascimento Silva. Um Olhar Etnomatemático sobre os saberes e fazeres Javaé: projetos extraescolares do curso de Educação Intercultural em prol da educação escolar indígena. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A. P. P.; MACHADO, V. L.; FERREIRA, R.. Participação em banca de Matheus Moreira da Silva. Etnomatemática e Relações Comerciais na Formação de Professores Indígenas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

RIOS, D.; CARNEIRO, R. F.; DETONI, A. R.; OLIVEIRA, M. C.. Participação em banca de Adriele Cristine Domingos. Sabe4res geométrios na revista de ensino de minas gerais nas décadas de 1940 e 1950. 2018. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em educação matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

ROSA, M.; JAVARONI, S. L.; BORBA, M. C.. Participação em banca de Patrícia Fasseira Andrade. A Sala de Aula de Matemática: possíveis influências de um curso de formação continuada sobre o uso do Geogebra articulado com atividades matemáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. SANTOS, M. R.. Participação em banca de Isabella Basílio Josaphá. A lógica e o desenvolvimento do raciocinio. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

SILVA, E. A.; BAUMANN, A. P. P.; BARBOSA, F. C.; SOUZA, F. R.. Participação em banca de Felipe Alves da Silva. Uma Análise dos Impactos e Tendências Apontadas nas Dissertações de Mestrado do PROFMAT, Produzidas na UFG - Regional Catalão de 2014 a 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

SILVEIRA, E.; KLÜBER, T. E.. Participação em banca de José Antônio Gonçalves. Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

SINUE DAYAN; GAVIRIA, P. A.; MACHADO, Daniel Miranda; Aragão, G.S. Participação em banca de Camilo de Lesi Rodrigues. Um Breve Estudo Sobre o Infinito. 2020 - Universidade Federal do ABC.

SIPLE, I. Z.; MUNHOZ, R. H.; BAIER, TÂNIA. Participação em banca de Eduardo Rafael Zimdars. Pedagogia da Assimilação Solidária: desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de limites. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

SOUZA, F. D.; MOCROSKY, L. F.; MORETTI, V. D.. Participação em banca de Rafael Borini Martins Costa Borini. A prática como componente curricular em um curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR: uma análise na perspectiva da teoria da atividade. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

SOUZA, R. B.; NAZARENO, E.; BAUMANN, A. P. P.; RIBEIRO, J. P. M.. Participação em banca de Devaneide Barbosa de Sousa. A formação docente na Licenciatura em Matemática da UFG: a colonização/decolonização do conhecimento no currículo na perspectiva das relações étnico-raciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

SUCUPIRA, MARIA C; GAVIRIA, P. A.. Participação em banca de Taimá Naomi Furuyama. Modelagem Matemática e Computacional do Gargalo de Transmissão Durante o Estabelecimento da Infecção pelo HIV.. 2019 - Universidade Federal de São Paulo.

SUZUKI, P. A.; ZAMPONI, G.; PAULO, R. M.; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de Wanessa Cristine Costa e Silva. Contribuições para o desenvolvimento de competências estatísticas no ensino médio por meio dos registros de representação semiótica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projetos Educacionais) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

VERTUAN, R. E.; ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. A. P.; KLÜBER, T. E.; BORSSOI, A. H.. Participação em banca de Elenice Josefa Kolancko Setti. Modelagem Matemática no curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio - um trabalho interdisciplinar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - PPGMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. VERTUAN, R. E.; KLÜBER, T. E.; GONTIJO, C. H.. Participação em banca de Marlon Luiz Dal Pasquale Junior. Criatividade e geração de ideias em atividades de Modelagem Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

VIANNA, C. R.; MOCROSKY, L. F.; PINTO, T. P.. Participação em banca de Cristienne do Rocio de Mello Maron. Modelagem Matemática como jogos de linguagem. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

XAVIER, C. R.; MOCROSKY, L. F.; AIRES, J. A.. Participação em banca de Cristine Lois Coleti Sierra. Ensino de Ciências por Resolução de Problemas: Uma Proposta aplicada a Estudantes do Ensino Fundamental da Cidade de Araucária. 2017. Dissertação (Mestrado em Programam de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológic) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

ZARA, R. A.; CAMARGO FILHO, P. S.; KLÜBER, T. E.; STRIEDER, D. M.. Participação em banca de Leidi Katia Giehl. Contribuições da Metodologia de Ensino por meio de Multimodos e representações para a abordagem do conteúdo de semicondutores no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ZARA, R. A.; KLÜBER, T. E.; OLIVEIRA, J. S.. Participação em banca de Gisele Adriana de Mello Colaço. Uma sequência didática com materiais manipulativos no ensino de matemática para alunos surdos no Ensino Fundamental FASE!. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ZIMER, T. T. B.; MOCROSKY, L. F.; CAMARGO, S.; GUÉRIOS, E. C.. Participação em banca de AMANDA SCAPINI MALDANER. "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL. 2020. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Início da Página

d) Doutorado

ABDOUNUR, J. O.; BROLEZZI, A. C.; OLIVEIRA, Z. V.; LINS, A. F.; BAIER, TÂNIA. Participação em banca de Wanessa Aparecida Trevizan de Lima. Contextualização: o sentido e o significado na aprendizagem de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

ABDOUNUR, O. J.; OLIVEIRA, C. C.; DAMBROSIO, U.; VENANCIO, V.; BAIER, TÂNIA. Participação em banca de João Carlos Pereira de Moraes. Insubordicação, invenção e educação matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Alavarse, O. M.; OLIVEIRA, R. L. P.; ANDRADE, R. J.; LAMMOGLIA, B.; MATOS, D. A. S.. Participação em banca de Wolney Candido de Melo. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no Ideb das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

ALMEIDA, L. W.; CALDEIRA, A. D.; BURIASCO, R. L. C.; KLÜBER, T. E.. Participação em banca de Dirceu dos Santos Brito. Aprender geometria em práticas de Modelagem Matemática: uma compreensão fenomenológica. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

AMARAL, R. B.; SILVA, H.; PAULO, R. M.; RODRIGUES, M. H. W. L.; LUCHETTA, V. O. J.. Participação em banca de Bruno Leite Ferreira. O que sabem sobre Curvas Cônicas? Uma possível Leitura para o processo de Produção de Significado em um grupo de Estudos. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BATISTELA, R. F.; GUIMARAES, G. L.; LAZARI, H.; EARP, H. N. S.; ZULATTO, R. B. A.. Participação em banca de Lucas Carato Mazzi. As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do Ensino Médio: um foco nos problemas de Geometria. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

BICUDO, M. A. V.; BALDINO, R. R.; GADOTTI, M. C.; FIGUEIREDO, O. A.; BATISTELA, Rosemeire de Fátima. Participação em banca de Bruno Henrique Labriola Missé. Continuum: Matemática, Filosofia e Computação. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BICUDO, M. A. V.; BERTATO, F. M.; BICUDO, I.; BARBOSA, G.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Rosemeire de Fatima Batistela. O teorema da incompletude de Godel em cursos de licenciatura em Matemática. 2017 - Universidade Estadual Paulista.

BICUDO, M. A. V.; DETONI, A. R.; COELHO, F. S.; FIGUEIREDO, O. A.; MALTEMPI, M.V.. Participação em banca de Tais Alves Moreira Barbariz. A constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2017 - Universidade Estadual Paulista.

BICUDO, M. A. V.; FRANT, Janete Bolite; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; MIARKA, R.; SANTOS, J. R. V.. Participação em banca de João Pedro Antunes de Paulo. compreendendo formação de professores no âmbito do modelo dos campos semânticos. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

BICUDO, M. A. V.; KLUTH, Verilda Speridião; SANTOS, M. R.; ROSA, M.; AMARAL, R. B.; DETONI, A. R.. Participação em banca de Jose Milton Lopes Pinheiro. O movimento e a percepção d movimento em ambientes de geometria dinâmica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná.

BICUDO, M. A. V.; KOVACS, M. J.; CASTRO, D. S. P.; NICCU, N. A. G.; FORTE, D. N.; OLIVEIRA, R. A.. Participação em banca de Candido Jeronimo Flauzino. Século XXI: a morte da morte? Formação como possibilidade de expressão e ressignificação da experiência do médico com a morte. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia.

BICUDO, M. A. V.; MALHEIROS, A. P. dos S.; Ales Bello, A.; MOCROSKY, L. F.; MIARKA, R.. Participação em banca de Anderson Afonso da Silva. A produção do conhecimento em educação matemática em grupos de pesquisa. 2017 - Universidade Estadual Paulista.

BICUDO, M. A. V.; PAULO, Rosa Monteiro; ROSA, M.; MALTEMPI, M.V.; CARDOSO, V. C.. Participação em banca de Miliam Juliana Alves Ferreira. A produção do conhecimento em educação matemática ao ser com tecnologias. 2019 - Universidade Estadual Paulista.

BRANDT, C. F.; Klüber, Tiago Emanuel; BURAK, D.; GUÉRIOS, E.; BASSOI, T. S.. Participação em banca de Helaine maria de Souza Pontes. Modelagem Matemática e a Teoria dos registros de Representação Semiótica na Educação Dialógica: uma possibilidade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BURAK, D.; GUÉRIOS, E.; KLÜBER, T. E.; PEREIRA, A. L.; BRANDT, C. F.. Participação em banca de Marinês Ávila de Chaves Kaviatkovski. As práticas de Modelagem Matemática no âmbito do ensino fundamental: um olhar a partir de relatos de experiência. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BURAK, D.; KLÜBER, T. E.; VERTUAN, R. E.; TOZETTO, S. S.; BRANDT, C. F.. Participação em banca de DERLI KACZMAREK. Práticas curriculares com Modelagem numa perspectiva da Educação Matemática: um olhar para suas dimensões. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BURAK, D.; MOCROSKY, L. F.; BRANDT, C. F.; KLUBER, T. E.; PEREIRA, A. L.. Participação em banca de Laynara dos Reis Santos Zontini. Modelagem Matemática na sala de apoio à aprendizagem: o olhar dos professores em formação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BURAK, D.; PEREIRA, A. L.; GUÉRIOS, E.; TOZETTO, S. S.; KLÜBER, T. E.. Participação em banca de Vantielen da Silva Silva. Modelagem Matemática na formação inicial do Pedagogo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DETONI, A. R.. Participação em banca de LUCIMAR DONIZETE GUSMÃO. A ELABORAÇÃO DE UMA “EPISTEMOLOGIA DA IMAGINAÇÃO E DA INTUIÇÃO” NO CAMPO DA MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM HENRI POINCARÉ E GASTON BACHELARD. 2018. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

FARIAS, L. M. S.; SILVA, I. M.; MAGINA, S. M. P.; BATISTELA, R. F.; OLIVEIRA, A. M. P.; DINIZ, L. N.; SANTANA, E.; OLIVEIRA, I. A. F. G.; GUSMAO, T. C. R. S.; BAPTISTA, G. C. S.. Participação em banca de Márcia Azevedo Campos. Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

KATO, L. A.; KLÜBER, T. E.; CYRINO, M. C. C. T.; FRANCO, V. S.. Participação em banca de Wellington Piveta Oliveira. Modelagem Matemática no Estágio Pedagógico segundo a postura fenomenológica. 2020. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

KLUBER, T. E.; Paulo, Rosa Monteiro; MALHEIROS, A. P. S.; CIANI, A. B.; VERTUAN, R. E.. Participação em banca de Gabriele de Sousa Lins Mutti. ADOÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

MALTEMPI, M. V.; MALHEIROS, A. P. S.; PAULO, R. M.; NACARATO, A. M.; MOCROSKY, L. F.. Participação em banca de Idalise Bernardo Bagé. Política Pública de Formação de Professores Ingressantes: um olhar para o Estado de São Paulo. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MALTEMPI, M.V.; BICUDO, M. A. V.; MOCROSKY, L. F.; FIGUEIREDO, O. A.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Douglas Gonçalves da Silva. Escola democrática e projeto político pedagógico. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista.

MISKULIN, R. G. S.; PAULIN, J. F. V.; PIROLA, N. A.; PAULO, R. M.; MENDES, R. M.. Participação em banca de Carolina Augusta Assunpção Gouveia. Manifestação da Prática do Professor que ensina Matemática: aproximações com uma Comunidade de Prática. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MISKULIN, R. G. S.; PAULO, R. M.; SERRAZINA, M. L. M.; SOUSA, M. G. V.; RODRIGUES, M. U.. Participação em banca de Maria Angela de Oliveira Oliveira. Potencialidades Didáticas Pedagógicas do Facebook como uma Comunidade de Prática Virtual para a formação continuada de professores de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MISKULIN, R. G. S.; PENTEADO, M. G.; PAULO, R. M.; FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, H. M. A. P.. Participação em banca de Vanessa Cerignoni Benites Bonetti. Identidade docente: uma articulação entre cursos de Licenciatura em Matemática e a profissionalidade do professor. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MISKULIN, R. G. S.; SCHERER, S.; RODRIGUES, M. U.; RICHT, A.; Paulo, Rosa Monteiro. Participação em banca de Agnaldo de Oliveira. Aspectos do Conhecimento do Professor de Matemática em Processos Formativos na Modalidade EaD. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo, Rosa Monteiro; MONDINI, F.; LAZARI, H.; MISKULIN, R. G. S.; CARDOSO, Virginia Cardia. Participação em banca de Jesaias de Souza Silva. Abdução e a Produção do Conhecimento Matemático. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VIANNA, C. R.; PEIXOTO, J.; SANTOS, J. R. V.; MALTEMPI, M. V.; FIGUEIREDO, O. A.. Participação em banca de Guilherme Francisco Ferreira. Por uma epistemologia da tecnologia na educação matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

WODEWOTZKI, M. L. L.; LOPES, C. A. E.; EVANGELISTA, D. H. R.; BROCARDO, J. M. L.; PAULO, R. M.. Participação em banca de Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos. O Ensino de Estatística e o Desenvolvimento de Sentido de Número. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

WODEWOTZKI, M. L. L.; PAULO, R. M.; CAMPOS, C. R.; SAMA, S.; MIRANDA, F. O.. Participação em banca de Andréa Pavan Perin. Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de Tecnologia. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Início da Página

Voltar