Produção
Publicações
| Livros |Capítulos de Livros | Artigos em Revistas e Periódicos | Anais de Congresso |

a) Livros

BAIER, Tania ; BICUDO, M. A. V. . Mathematics in African cultural creations: Open horizons to the world of Mathematics Education and the formation of the person. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 141-157.

BICUDO, M. A. V.. Constituting mathematical knowledge Being-with-Media in Cyberspace. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 67-85.

BICUDO, M. A. V.. The view of the world and of knowledge made explicit by Phenomenology: A turning point in the way of understanding reality. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 17-34.

BICUDO, M. A. V.; AZEVEDO, D. C. ; BARBARIZ, T. A. M. . A pesquisa Qualitativa realizada segundo a abordagem fenomenológica. In: Costa, António Pedro; Sánchez-Gomez, Maria Cruz; Cilleros, Maria Victoria Martin. (Org.). A prática da investigação qualitativa: exemplos de estudos. 1ªçed.Evora: Editora Ludomedia, 2017, v. 1, p. 17-55.

BICUDO, M. A. V.; BAIER, Tania . Educação Matemática realizada junto aos estudantes e ao mundo vida que habitam. In: Catarina Brandão; José Luís Carvalho;Rodrigo Arellano; Cristina Baixinho; Jaime Ribeiro. (Org.). A prática na investigação qualitativa: exemplos. 1ªed.Evora, Pt: Ludomedia, 2019, v. 3, p. 233-250.

BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. . Apresentação. In: Bicuo, M.A.V. , Costa, A.P.. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualitativa. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 11-12.

BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. . Introdução. In: Bicudo. M.A.V., Costa, A.P.. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualtativa. 1ªed.São Paulo: maria aparecida, 2019, v. 1, p. 13-24.

BICUDO, M. A. V.; MENEGHETTI, R. C. G. ; CLARETO, S. M. ; BAIER, Tania . Philosophy of Mathematics Education: A Panorama from Brazil. In: Ribeiro, A.J; Healy, Lulu; Borba, R.E.S.R.; Fernandes, S.H.A.. (Org.). Mathematics Education in Brazil. 1ªed.Gewerbestrasse, Switzerland: Springer, 2018, v. 1, p. 229-248.

BICUDO, M. A. V.; Rosa, Mauricio . Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: Paulo, Rosa M.;Firme I.C.; Batista, C.C.. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 1-28.

BICUDO, M. A. V.; SILVA, A. A. . ANÁLISE DE DESCRIÇÕES DE VIVÊNCIAS EM SITUAÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTO. In: Catarina Brandão; José Luís Carvalho; Jaime Ribeiro; António Pedro Costa. (Org.). A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos. 1ed.Aveiro: Ludomedia, 2018, v. 2, p. 153-178.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Filosofia da Educação Matemática: sua importância para a Educação Matemática. In: Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos Formativos em Educação Matemática: Perspectivas Filosóficas e Pragmáticas. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2018, v. 1, p. 29-46.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Mathematics Education Actualized in the Cyberspace: A Philosophical Essay. In: Ernest, Paul. (Org.). Philosophy of Mathematics Education Today. 1ed.Switzeland: Springer, 2018, v. 1, p. 253-270.

DETONI, A. R. ; PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. . O movimento do corpo-próprio e o movimento deste corpo com softwares de Geometria Dinâmica. In: Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; Claudinei Aparecido de Freitas da Silva; Libanio Cardoso;José Francisco de Assis Dias. (Org.). A Fenomenologia no oeste do Paraná: retrato de uma comunidade. 1ed.Toledo: Editora Vivens, 2018, v. 1, p. 157-180.

KLUTH, V. S. Estruturas da Álgebra - uma investigação Fenomenológica. I. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 219p.

KLUTH, V. S.. Prática Docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de ciêncais. 1. ed. SAO PAULO: Alameda, 2017. v. 1. 242p.

KLUTH, V. S.; SILVA, J. L. B. (Org.) ; SANTOS, E. I. (Org.) . Práticas Pibidianas nos subprojetos de Matemática e Pedagogia do PIBID-Unifesp - reflexões sobre ser e fazer-se professor. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2019. v. 1. 125p.

PAULO, R. M.; FIRME, I. C. (Org.) ; BATISTA, C. C. (Org.) . Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica - Editora da Unesp, 2018. v. 1. 150p.

PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. ; DETONI, A. R. . Understanding phenomenologically the constitution of knowledge when working with dynamic geometry. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 49-65.

Início da Página

b) Capítulos de Livros

- 2020

BAIER, Tania ; BICUDO, M. A. V. . Mathematics in African cultural creations: Open horizons to the world of Mathematics Education and the formation of the person. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 141-157.

BICUDO, M. A. V.. Constituting mathematical knowledge Being-with-Media in Cyberspace. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 67-85.

BICUDO, M. A. V.. The view of the world and of knowledge made explicit by Phenomenology: A turning point in the way of understanding reality. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 17-34.

Cardoso, Gabriel Geraldino ; PAVANELO, ELISANGELA . O logo no processo de aprendizagem em Matemática. Série Educar - Volume 27 - Matemática. 1ªed.: Editora Poisson, 2020, v. , p. 129-136.

FIGUEIREDO, O. A.. Interactivity as a Way to Express and Learn Mathematical Ideas About Change, Dependency, and Restriction. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.: Springer, 2020, v. , p. 11-.

KLUTH, V. S.. Phenomenological Study of a Digital Simulator of the Sine Function Contextualized in a Teaching and Learning Activity. In: Bicudo, M A V. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace - A Phenomenological Approach. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2020, v. 1, p. 87-103.

MINHOTO, A. ; GIGLIO, C. ; KLUTH, V. S. . Formação de professores para a educação básica: desafios de um projeto em construção. In: Ana Lúcia L. Nemi; Dante Gallian; Maria Angélica P. Minhoto. (Org.). Unifesp 25 anos: Histórias e Reflexões. 1ed.São Paulo: Editora Unifesp, 2020, v. 1, p. 1-.

MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . Familiarity-Strangeness: Movements on Actualization of a Project of Mathematics Teachers Technological Formation. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace. 1ed.New York: Springer, 2020, v. 1, p. 159-172.

MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. . Constitution and Production of Mathematical Knowledge in Cyberspace. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberespace: an phenomenological approuch. 1ed.New York: Springer, 2020, v. XIV, p. 245-253.

PAULO, R. M.; FERREIRA, M. J. A. . The Mathematician Producing Mathematics (Being) with Computers. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberespace: an phenomenological approuch. 1ed.New York: Springer, 2020, v. , p. 211-226.

PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. ; DETONI, A. R. . Understanding phenomenologically the constitution of knowledge when working with dynamic geometry. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 49-65.

ROSA, M.. Mathematics Education in/with Cyberspace and Digital Technologies: What Has Been Scientifically Produced About It?. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace. 1ed.Londres: Springer, Cham, 2020, v. 1, p. 3-15.

ROSA, M.; PINHEIRO, R. P. . Cybereducation with Mathematics Teachers: Working with Virtual Reality in Mathematics Activities. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace. 1ed.Londres: Springer, Cham, 2020, v. 1, p. 123-140.

SANTOS, M. R.. Resource and Website Developers for Teaching Mathematics on the Internet. In: Maria Aparecida V. Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace. 1ed.: Springer, 2020, v. 1, p. 105-120.

VENTURIN, J. A.; COELHO, F. S. . The Constitution of the Mathematical Object in Acts of Evidence, from the Perspective of Edmund Husserl?s First Logical Investigation. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: A Phenomenological Approach. 1ed.Switzerland: Springer, 2020, v. , p. 227-243.

- 2019

ABDOUNUR, O. J. ; BAIER, TÂNIA . Mathematical means in music and architecture up to the Renaissance. In: Albert R. Baswell. (Org.). Advances in Mathematics Research 26. 1ed.Nova York: Nova Publishers, 2019, v. 26, p. 78-88.

AVALOS, V. Z. ; KLUTH, V. S. . As TIC no ensino de Geometria Plana. In: Verilda Speridião Kluth; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Emerson Izidoro dos Santos. (Org.). Práticas Pibidianas nos subprojetos de Matemática e Pedagogia do PIBID - Unifesp - refelxões sobre ser e fazer-se professor. 1ed.JUndiaí: Paco editora, 2019, v. 1, p. 58-65.

BICUDO, M. A. V.; BAIER, Tania . Educação Matemática realizada junto aos estudantes e ao mundo vida que habitam. In: Catarina Brandão; José Luís Carvalho;Rodrigo Arellano; Cristina Baixinho; Jaime Ribeiro. (Org.). A prática na investigação qualitativa: exemplos. 1ªed.Evora, Pt: Ludomedia, 2019, v. 3, p. 233-250.

BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. . Apresentação. In: Bicuo, M.A.V. , Costa, A.P.. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualitativa. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 11-12.

BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. . Introdução. In: Bicudo. M.A.V., Costa, A.P.. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualtativa. 1ªed.São Paulo: maria aparecida, 2019, v. 1, p. 13-24.

CARDEIRA, F. A. ; KLUTH, V. S. . Compreendendo a função seno por meio do uso de TIC. In: Verilda Speridião Kluth; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Emerson Izidoro dos Santos. (Org.). Práticas Pibidianas nos subprojetos de Matemática e Pedagogia do PIBID Unifesp – reflexões sobre ser e fazer-se professor. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2019, v. 1, p. 33-47.

CUNHA, M. B. ; KLÜBER, T. E. . Análise de produção de artigos em Educação em Ciências e Matemática. In: Maria Apararecida Viggiani Bicudo; Antonio Pedro Costa. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualitativa. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 177-192.

MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . Objetos de Aprendizagem: o ver e o visto. In: Marco Aurélio Kalinke; Marcelo Souza Mota. (Org.). Objetos de aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. 1ed.Campo Grande - MS: Life Editora, 2019, v. , p. 23-34.

OLIMPIO, A. Q. ; KLÜBER, T. E. . A visão de professores de Ciências do anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a Formação Continuada na Escola. In: Vilmar Malacarne; Dulce Maria Strieder. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: formação e atuação docente. 1ed.São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2019, v. 1, p. 35-54.

OLIVEIRA, I. B. ; FADINI, A. A. B. ; LAMMOGLIA, B. ; GALVANI, C. L. A. . SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO AÇÕES UNIVERSAIS: A ESTRADA PARQUE, O RIO TIETE E A INTERDISCIPLINARIDADE. In: Guovanni Seabra. (Org.). Terra?Políticas Públicas e Cidadania. 1ed.Ituituba: Barlavento, 2019, v. 3, p. 347-359.

PEREIRA, A. L. ; FIRME, I. C. ; Paulo, Rosa Monteiro . Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática:movimento de uma forma/ação de professores. In: William Douglas Guilherme. (Org.). Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 5, p. 247-257.

ZONTINI, L. R. S. ; MOCROSKY, L. F. . MATEMÁTICA É UM BICHO DE SETE CABEÇAS!? UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS. In: Annaly Schewtschik. (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 141-151.

- 2018

BICUDO, M. A. V.; MENEGHETTI, R. C. G. ; CLARETO, S. M. ; BAIER, Tania . Philosophy of Mathematics Education: A Panorama from Brazil. In: Ribeiro, A.J; Healy, Lulu; Borba, R.E.S.R.; Fernandes, S.H.A.. (Org.). Mathematics Education in Brazil. 1ªed.Gewerbestrasse, Switzerland: Springer, 2018, v. 1, p. 229-248.

BICUDO, M. A. V.; Rosa, Mauricio . Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: Paulo, Rosa M.;Firme I.C.; Batista, C.C.. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 1-28.

BICUDO, M. A. V.; SILVA, A. A. . ANÁLISE DE DESCRIÇÕES DE VIVÊNCIAS EM SITUAÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTO. In: Catarina Brandão; José Luís Carvalho; Jaime Ribeiro; António Pedro Costa. (Org.). A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos. 1ed.Aveiro: Ludomedia, 2018, v. 2, p. 153-178.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Filosofia da Educação Matemática: sua importância para a Educação Matemática. In: Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos Formativos em Educação Matemática: Perspectivas Filosóficas e Pragmáticas. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2018, v. 1, p. 29-46.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Mathematics Education Actualized in the Cyberspace: A Philosophical Essay. In: Ernest, Paul. (Org.). Philosophy of Mathematics Education Today. 1ed.Switzeland: Springer, 2018, v. 1, p. 253-270.

CHAVES, E. S. ; BATISTA, J. O. ; SOUSA, L. G. ; MOCROSKY, L. F. . O USO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA ALUNOS CEGOS: EXPLORANDO O PERCEPTUAL TÁTIL ACERCA DAS CAMADAS DA TERRA. In: Atena Editora. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora., 2018, v. 11, p. 115-131.

DETONI, A. R. ; PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. . O movimento do corpo-próprio e o movimento deste corpo com softwares de Geometria Dinâmica. In: Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; Claudinei Aparecido de Freitas da Silva; Libanio Cardoso;José Francisco de Assis Dias. (Org.). A Fenomenologia no oeste do Paraná: retrato de uma comunidade. 1ed.Toledo: Editora Vivens, 2018, v. 1, p. 157-180.

FERREIRA, M. J. A.; ALENCAR, A. C. . A constituição de um objeto matemático ideal. In: José Milton Lopes Pinheiro; Luiz Carlos Leal Junior. (Org.). A Matemática e seu ensino: olhares em educação matemática. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. , p. 43-60.

GONCALVES, A. ; BAIER, TÂNIA . Postura fenomenológica e alfabetização científica: possibilidades para a integração das disciplinas escolares. In: Janaína Poffo Possamai; Viviane Clotilde da Silva. (Org.). A pesquisa do professor em sala de aula: práticas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino, na área de Matemática. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. , p. 15-41.

MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . A quem interessar possa!. In: Rosa Monteiro Paulo; Ingrid Cordeiro Firme; Carolina Cordeiro Batista. (Org.). Ser professor com Tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. , p. 43-58.

MOCROSKY, L. F.; PANOSSIAN, M. L. ; SOUZA, J. R. . COM A PALAVRA O PROFESSOR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: desafios de formar o professor para a educação básica. In: Oséias Santos de Oliveira; Maria Saraiva da Silva; Estanislau Ferreira Bié; Henrique Cunha Junior; Francisco Valdemy Acioly Guedes. (Org.). Fazer Educativo: Diálogos sobre políticas públicas e formação docente. 1ed.Fortaleza: INESP, 2018, v. 17, p. 145-156.

MONFERINO, L. C. ; MOCROSKY, L. F. . CONSTRUÇÃO PERMANENTE DA DOCÊNCIA: A ESCOLA COMO CAMPO FENOMENAL FORMATIVO. In: ANA LÚCIA PEREIRA; DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ; FÁBIO ANTONIO GABRIEL; LEILA INÊS FOLLMANN FREIRE. (Org.). Docência: processo de aprender e ensinar. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2018, v. 1, p. 35-55.

MULLER, J. G. ; BAIER, TÂNIA . Teoria dos Grafos para o ensino fundamental: desafios lúdicos. In: Janaína Poffo Possamai; Viviane Clotilde da Silva. (Org.). A pesquisa do professor em sala de aula: práticas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino, na área de Matemática. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. , p. 87-103.

NERY, W. F. ; LIMA, E. B. ; BATISTELA, R. F. . Estruturas da Matemática: indícios do ideário bourbakista no livro didático "A matemática: suas origens, seu objeto e seus métodos" de Carloman Carlos Borges. In: Eliene Barbosa Lima, Larissa Pinca Sarro Gomes, Inês Angélica Andrade Freire, Luiz Márcio Santos Farias. (Org.). Livros Didáticos e Algumas Histórias: Teorias Modernas da Matemática. 1ed.Salvador/BA: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2018, v. , p. 15-30.

PAULO, J. P. A.; FERREIRA, G. F. ; LUCHETA, V. O. J. . Possibilidades para uma formação de professores fundamentada nas noções de estranhamento e descentramento. In: José Multon Lopies Pinheiro; Luiz Carlos Leal Junior. (Org.). A Matemática e seu ensino: olhares em Educação Matemática. 0ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. , p. 79-92.

PAULO, R. M.; MONDINI, F. ; Zeni, J. R. de R. . Aprendizagem Matemática e Formação de Professores: intervenções em sala de aula. In: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Maria José da Silva Fernandes; Júlio César Torres; Maria Raquel Miotto Morelatti. (Org.). PIBID/UNESP Forma(a)ação de professores:percursos e práticas pedagógicas em ciências exatas e da natureza. 1ed.Marília, São Paulo: Oficina Universitária, Cultura Acadêmica, 2018, v. , p. 103-121.

PAVANELO, E.; MASCARINI, V. C. M. S. S. . PRISMAS: CONSTRUINDO E EXPLORANDO FORMAS NO ESPAÇO. In: Rosa Monteiro Paulo; Ingrid Cordeiro Firme; Carolina Cordeiro Batista. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Editora Unesp - Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 268-289.

PEREIRA, A. L.; Motta, C. M. C. C ; SILVA, J. B. . O movimento de ascensão: pirâmides e cones. In: Rosa Monteiro Paulo; Ingrid Cordeiro Firme; Carolina Cordeiro Batista. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2018, v. , p. 94-100.

PINHEIRO, J. M. L. ; DETONI, A. R. . A produção de conhecimento matemático visada da perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. In: José Milton Lopes Pinheiro; Luiz Carlos Leal Junior. (Org.). A matemática e seu estilo: olhares em Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 163-188.

PINHEIRO, J. M. L. ; DETONI, A. R. . possibilidades do trabalho investigativo com a geometria dinâmica. In: Rosa Monteiro Paulo; Ingrid Monteiro Firme; Carolina Cordeiro Batista. (Org.). ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulo: Editora Unesp- Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 55-75.

ROSA, M.. Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes. In: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. 1ed.Brasília: SBEM, 2018, v. 1, p. 255-281.

ROSA, M.; BAIRRAL, M. A. ; GITIRANA, V. ; BORBA, M. C. . Digital Technologies and Mathematics Education: interlocutions and contributions based on research develop in Brazil. In: Alessandro Jacques Ribeiro; Lulu Healy; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba; Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. (Org.). Mathematics Education In Brazil: panorama of current research. 1ed.Switzerland: Springer, 2018, v. 1, p. 129-147.

ROSA, M.; BICUDO, M. A. V. . Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: Rosa Monteiro Paulo, Ingrid Cordeiro Firme, Carolina Cordeiro Batista. (Org.). Ser professor com tecnologias. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 21-87.

SOUSA, J. M. ; SIQUEIRA, J. F. A. M. ; OLIVEIRA, V. . Produtos Notáveis - Significados Geométricos. In: Rosa Monteiro Paulo; Ingrid Cordeiro Firme; Carolina Cordeiro Batista. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. 1ed.São Paulos: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 175-191.

SOUZA, A. C. ; PAULO, R. M. . A investigação matemática nos anos iniciais da educação básica: possibilidades com a literatura infantil. In: Reginaldo Fernando Carneiro; Antonio Carlos de Souza; Luciane de Fatima Bertini. (Org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico] : práticas de sala de aula e de formação de professores. 1ed.Brasilia, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, v. 11, p. 72-94.

SOUZA, A. C. ; PAVANELO, E. . Os netos da vovó Letícia: ensinando Matemática a partir do conto de uma história. In: Luis Fernando Soares Zuin; Poliana Bruno Zuin; Priscila de Azevedo. (Org.). Formação de professores: práticas do ensinar e do aprender. 1ªed.São Carlos: PNAIC UFSCar, 2018, v. 1, p. 133-148.

SOUZA, E. G. ; ALMEIDA, L. W. ; KLÜBER, T. E. . Research on Mathematical Modelling in Mathematics Education in Brazil: Overview and Considerations. In: Alessandro Jaques Ribeiro; Lulu Healy; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba; Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. (Org.). Mathematics Education in Brazil: panorama of current research. 1ed.Switzerland: Springer, 2018, v. 1, p. 211-228.

- 2017

ARCEGO, P. ; ROSA, M. . O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no Geogebra. In: Márcia Rodrigues Notare; Elisabete Zardo Búrigo; Marcus Vinicius de Azevedo Basso; Maria A|lice Gravina. (Org.). Mídias Digitais e Materemática: relatos de sala de aula. 1ed.Porto Alegre: Chá com Nozes, 2017, v. 1, p. 161-180.

BICUDO, M. A. V.; AZEVEDO, D. C. ; BARBARIZ, T. A. M. . A pesquisa Qualitativa realizada segundo a abordagem fenomenológica. In: Costa, António Pedro; Sánchez-Gomez, Maria Cruz; Cilleros, Maria Victoria Martin. (Org.). A prática da investigação qualitativa: exemplos de estudos. 1ªçed.Evora: Editora Ludomedia, 2017, v. 1, p. 17-55.

KLUTH, V. S.. A prática de ensino de matemática: trajetória primeira em uma licenciatura em Ciências. In: Veridla Speridião Kluth. (Org.). Prática Docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de ciêncais. 1ed.SAO PAULO: Alameda, 2017, v. 1, p. 10-242.

KLUTH, V. S.. Matemática em ação: um subprojeto Pibid vinculado à licenciatura em Ciêncas da Unifesp - campus Diadema. In: João do Prado Ferraz de Carvalho ( Org.). (Org.). Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 5-229.

ORLOVSKI, N. ; MOCROSKY, L. F. . O PROFESSOR EM FORMA-ACÃO: DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: Ana Lúcia Pereira; Fábio Antonio Gabriel; Leila Inês Follmann Freire; Thamiris Christine Mendes. (Org.). Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. 1, p. 161-180.

PAVANELO, E.. Educação a Distância como um contexto colaborativo. In: Klinger Teodoro Ciríaco; Zionice Garbelini Martos Rodrigues. (Org.). PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 1ed.Curitiba - Brasil: EDITORA CRV, 2017, v. 06, p. 133-156.

Início da Página

c) Artigos em revistas e periódicos

- 2020

BAIER, TÂNIA; SANT’ANA, A. C. . Atitude fenomenológica na educação matemática em escola localizada no campo. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 5, p. 86-93, 2020.

BATISTA, J. O. ; MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. . Modos de Ser na/da Educação a Distância. EAD EM FOCO, v. 10, p. 15, 2020.

BATISTA, J. O. ; MOCROSKY, L. F. ; ZIMER, T. T. B. . La formación para profesores que enseñan matemática a futuros profesores en modo EaD. PARADIGMA (MARACAY), p. 102-124, 2020.

BATISTELA, Rosemeire de Fátima ; BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI . Gödel's incompleteness theorem in mathematics teacher formation courses: previous possibilities. MATHEMATICS TEACHING RESEARCH JOURNAL, v. 12, p. 82-96, 2020.

BATISTELA, Rosemeire de Fátima ; Lazari, Henrique ; BICUDO, M. A. V. . A acolhida do Teorema da Incompletude de Gödel pelos matemáticos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. 1-20, 2020.

BICUDO, M. A. V.. Pesquisa Fenomenológica em Educação: possibilidades e desafios. PARADIGMA (MARACAY), v. XLI, p. 30-56, 2020.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. The origin of number and the origin of geometry: issues raised and conceptions assumed by Edmund Husserl. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, v. 8, p. 387-418, 2020.

CARARO, E. F. F. ; LOUREIRO, D. Z. ; Klüber, Tiago Emanuel . METODOLOGIAS DE PESQUISA EM INVESTIGAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 5, p. 143-154, 2020.

CARARO, ELHANE DE FATIMA FRITSCH ; Klüber, Tiago Emanuel . Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 28, p. 273-289, 2020.

HENSCHEL, C. J. ; BAIER, TÂNIA . Progressões geométricas e música no ensino da matemática: atividades pedagógicas com violões. Educação Matemática em Revista, v. 25, p. 201-214, 2020.

KLAUS, VANESSA LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA ; KAMINSKI, MARCIA REGINA ; ANTUNES, VICTOR HUGO RICCO BONE ; BOSCARIOLI, CLODIS ; Klüber, Tiago Emanuel . As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada. REVEMAT, v. 15, p. 1-25, 2020.

KLUTH, V. S.; CORDEIRO, R. A. . Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil. Educação Matemática em Revista, v. 25, p. 97-113, 2020.

KLUTH, Verilda Speridião ; BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI . Research procedures to understand algebraic structures: a hermeneutic approach. MATHEMATICS TEACHING RESEARCH JOURNAL, v. 12, p. 211-224, 2020.

KLUTH, VERILDA SPERIDIÃO; ALMOULOUD, SADDO AG . Transposição didática em Chevallard: conceitos e teorização primordiais para a teoria antropológica do didático. REVEMAT, v. 15, p. 1-22, 2020.

MONFERINO, L. C. ; MOCROSKY, L. F. . Leituras de Práticas como um modo de pensar a Educação Matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 341-359, 2020.

MONFERINO, LIDIANE CONCEIÇÃO ; MOCROSKY, LUCIANE FERREIRA ; KUREK, BERNADETE . Leituras-de-Práticas-de-Alfabetização-Matemática: Modos de Permanecer em Formação. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. 84-93, 2020.

MONTEIRO, G. L. ; MONDINI, F. . Sobre a Inconsistência Lógica das Antinomias. Educação Matemática em Revista, v. 25, p. 11-20, 2020.

PAULO, J. P. A. ; BICUDO, M. A. V. . Understanding teacher education within the scope of the model of semantic fields. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 22, p. 51-70, 2020.

PAULO, J. P. A.. Brazilian research on philosophy of mathematics education: overview. Mathematics Teaching-Research Journal online, v. 12, p. 235-244, 2020.

PAVANELO, E.; ALMEIDA, A.C.L. . Demonstração com Tecnologia: um estudo sobre o número de diagonais de um prisma. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 5, p. 01-21, 2020.

RENAUX, C. D. Z. ; KALINKE, M. A. ; MOCROSKY, L. F. ; PANOSSIAN, M. L. . Uma análise do uso de Objetos de Aprendizagem de estatística com acadêmicos de Pedagogia. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 10, p. 20-37, 2020.

SAMPAIO, R. S.; OLIVEIRA, V. . Movimento como Possibilidade para a Compreensão do Objeto Geométrico. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 5, p. 25-35, 2020.

SANTOS, I. A. ; BAIER, TÂNIA . História da Matemática no ensino fundamental: uma pesquisa qualitativa relacionada à operação de multiplicação. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 5, p. 36-55, 2020.

SANTOS, J. G. ; MONDINI, F. . Um estudo sobre o tratamento formal dos números racionais. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 5, p. 1-15, 2020.

SHINTANI, R. M. ; JESUS, F. M. ; MONDINI, F. ; Paulo, Rosa Monteiro . Uma discussão sobre a regra de sinal na multiplicação de números inteiros com estudantes do ensino fundamental. Educação Matemática em Revista, v. 66, p. 215-227, 2020.

- 2019

ARAUJO, W. R. ; MONTEIRO, G. L. ; MONDINI, F. ; Paulo, Rosa Monteiro . Ensino da Matemática por meio da Contação de Histórias: relato de uma experiência vivida. Hipátia: Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 4, p. 312-317, 2019.

BAIER, TÂNIA. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ARQUITETO SEGUNDO A VISÃO FILOSÓFICA DE VITRUVIUS. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, p. 1-14, 2019.

BATISTA, C. C. ; Paulo, Rosa Monteiro . A formação de professores de matemática: compreensões da experiência vivida com estudo de aula. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, p. 1-21, 2019.

BATISTA, J. O. ; MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. . Why talk about Hermeneutics?. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 49-62, 2019.

BATISTA, J. O. ; MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. . Why talk about Hermeneutics?. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 49-62, 2019.

BATISTELA, Rosemeire de Fátima ; BICUDO, M. A. V. . O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, p. 1-24, 2019.

BICUDO, M. A. V.; PAULO, Rosa Monteiro ; BAIER, Tania . APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: Filosofia da Educação Matemática. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, p. 1-6, 2019.

BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI; PINHEIRO, J. M. L. ; DETONI, A. R. . Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 264-287, 2019.

DE OLIVEIRA, VANESSA ; Paulo, Rosa Monteiro . Entendendo e discutindo as possibilidades do ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 75-95, 2019.

DETONI, A. R.. APONTAMENTOS DA IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DINÂMICO PARA PRÁTICAS GEOMÉTRICAS. Educação Matemática sem Fronteiras, v. 1, p. 77-95, 2019.

KALINKE, MARCO AURÉLIO ; DEROSSI, BRUNA ; MOCROSKY, LUCIANE FERREIRA ; MOTTA, MARCELO SOUZA . Estratégias de alunos na utilização de objetos de aprendizagem na lousa digital num trabalho com álgebra. REVEMAT, v. 14, p. 1-14, 2019.

KOEPSEL, A. P. P. ; BAIER, TÂNIA . A utilização de material didático manipulável e da geometria fractal para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados: um estudo de caso envolvendo uma estudante com baixa visão. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 1-15, 2019.

LOSS NESI, TANIELE ; KALINKE, AURÉLIO ; SOUZA MOTTA, MARCELO ; FERREIRA MOCROSKY, LUCIANE . Objetos de Aprendizagem de Matemática: um panorama do que diz em alguns estudos no Brasil. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 557-566, 2019.

LOUREIRO, Daniel Zampieri ; VERTUAN, R. E. ; KLÜBER, T. E. . Modelagem Matemática num curso de Gestão Financeira: relato e reflexões sobre o trabalho em grupo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática - ReBECEM, v. 3, p. 129-145, 2019.

MATIOLI, C. E. R. ; MUTTI, G. S. L. ; KLÜBER, T. E. . Aspectos epistemológicos das discussões sobre formação de professores em trabalhos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 10, p. 1-24, 2019.

MOCROSKY, L. F.; ORLOVISKI, N. ; LIDIO, H. . O professor que ensina matemática nos anos iniciais: uma abertura ao contínuo acontecer histórico. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 222-236, 2019.

MOCROSKY, L. F.; ORLOVISKI, N. ; TYCHANOWICZ, S. D. ; ANDRADE, S. P. ; PANOSSIAN, M. L. . Frações na Formação Continuada de Professoras dos Anos Iniciais: fragmentos de uma complexidade. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. 1444-1463, 2019.

MONDINI, F. ; BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI . Uma interpretação analítica da organização escolar da Matemática durante a Primeira República Brasileira. ZETETIKE (UNICAMP), v. 27, p. 1-25, 2019.

MONDINI, F. ; CZIGEL, E. ; PAVANELO, E. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A ORGANIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 7, p. 356-369, 2019.

MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. . Sentidos de Matemática na contemporaneidade: um estudo a partir da filosofia heideggeriana. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 15, p. 1-19, 2019.

MONTEIRO, G. L. ; MONDINI, F. . PARADOXOS FALSÍDICOS: OS PRIMEIROS ENFRENTAMENTOS DO.... Actio: Docência em Ciências, v. 02, p. 30-47, 2019.

MUTTI, Gabriele. S. L. ; Matioli, Cristiane E. R. ; SILVA, Luciana D. C. P. ; KLÜBER, T. E. . Logicismo, intuicionismo e formalismo: uma análise de documentos das licenciaturas em Matemática das universidades públicas paranaenses. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 313-334, 2019.

NAVARRO, E. R. ; KALINKE, M. A ; MOCROSKY, L. F. ; MOTTA, M. S. . O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 7-26, 2019.

PAULO, R. M.; FIRME, I. C. ; TONEIS, C. N. . Tecnologias Digitais como possibilidade para compreender a produção de conhecimento em matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 3, p. 17-39, 2019.

PAVANELO, E.; MONDINI, F. . EDUCAR PARA O PENSAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ‘BANALIDADE DO MAL’ DE HANNAH ARENDT. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 15, p. 01-19, 2019.

PEREIRA, B. F. A. ; MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. . Expondo os índices de permanência e continuidade na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de engenharia na UNESP– Câmpus de Guaratinguetá. Rebecem, v. 03, p. 841-853, 2019.

PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. ; DETONI, A. R. . Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 264-287, 2019.

Ribeiro, M. ; MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. . O Cálculo Diferencial e Integral e a formação de engenheiros. Cadernos de Pós-graduação, v. 18, p. 249-261, 2019.

ROCHA, FLAVIA SUCHECK MATEUS DA ; KALINKE, MARCO AURÉLIO ; MOTTA, MARCELO SOUZA ; MOCROSKY, LUCIANE FERREIRA . Uma análise de projetos criados no Scratch com base em critérios construtivistas e ergonômicos An analysis of projects created in Scratch based on constructivist and ergonomic criteria. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 422-440, 2019.

ROCHA, H. N. B. ; MOCROSKY, L. F. ; PANOSSIAN, Maria Lucia . Atividade prática como componente curricular: leituras e interpretação da legislação. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 27, p. 1-21, 2019.

SANTOS, M. R.; BATISTELA, R. F. . Uma análise da experiência da percepção de um poliedro visualizado em caleidoscópio. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, p. Ahead of print, 2019.

SANTOS, MARLI REGINA DOS; BATISTELA, R. F. . The perception of a polyhedron in a generalized kaleidoscope: a perceptive experience. MATHEMATICS TEACHING-RESEARCH JOURNAL ONLINE, v. 12, p. 298-309, 2020

. SILVA, A. L. ; PANOSSIAN, M. L. ; MOCROSKY, L. F. . Situações de ensino envolvendo a função exponencial: sentidos atribuídos pelos professores. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 92-112, 2019. SIMEAO, M. P. C. ; MOCROSKY, L. F. . Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re- visitando a historicidade do pesquisado. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 92-109, 2019.

SOUZA, S. L. F. D. ; SETTI, E. J. K. ; TAMBARUSSI, C. M. . Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 3, p. 55-75, 2019.

TONEIS, C. N. ; PAULO, R. M. . O game DragonBox 12+ e o papel das metáforas em sala de aula para o ensino da álgebra escola. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 12, p. 377-394, 2019.

WICHNOSKI, P. ; KLÜBER, T. E. . Investigação Matemática: possíveis articulações com a História da Matemática, TIC e Resolução de Problemas. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 539-561, 2019.

ZIMDARS, E. R.; MUNHOZ, R. H. . Desenvolvimento do conceito intuitivo de limites por meio da Assimilação Solidária. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 41-54, 2019.

ZIMDARS, E. R.; MUNHOZ, R. H. . O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária. Amazônia (UFPA), v. 15, p. 18, 2019.

ZIMDARS, EDUARDO RAFAEL; MUNHOZ, REGINA HELENA . Estudo da continuidade em um contexto de Assimilação Solidária
Study of continuity in a context of Solidarity Assimilation. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 152, 2019.

- 2018

ANDRADE, S. P. ; MOCROSKY, L. F. . Alfabetização e ciclo de aprendizagem: compreensões dialogadas. TEMPORIS [AÇÃO], v. 18, p. 113-134, 2018.

BATISTA, C. C. ; PAULO, R. M. . Como os professores se percebem ensinando matemática com tecnologias?. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 73, p. 6-21, 2018.

BATISTELA, R. F.. Um desfile de escola de samba em homenagem a Gödel. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 63-75, 2018.

BATISTELA, Rosemeire de Fátima ; BICUDO, M. A. V. . THE IMPORTANCE OF TEACHING GÖDEL'S INCOMPLETENESS THEOREM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 1, p. 1-13, 2018.

BATISTELA, ROSEMEIRE DE FATIMA ; VIGGIANI BICUDO, MARIA APARECIDA ; Lazari, Henrique . Cenário do Surgimento e o Impacto do Teorema da Incompletude de Gödel na Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 198-207, 2018.

BELLEI, PATRICK ; Klüber, Tiago Emanuel . Comunidade escolar e modelagem matemática na educação matemática: uma reflexão. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 317, 2018.

BICUDO, M. A. V.; AZEVEDO, D. C. . Um estudo fenomenológico sobre o filme “a pele que habito”. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, p. 280-327, 2018.

DETONI, A. R.; OLIVEIRA, D. B. S. . Uma proposta para a presença curricular da geometria das transformações. Ridema, v. 2, p. 6-25, 2018.

KLUTH, V. S.; ALMOULOUD, S. A. . A teoria antropológica do didático: primórdio de uma trajetória direcionado à prática de ensino de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 1-25, 2018.

Luiz Carlos Leal Junior ; PINHEIRO, J. M. L. . Concepções sobre Resolução de Problemas na formação e na prática docente: estado da arte. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 1, p. 105-110, 2018.

MONDINI, F. ; BICUDO, M. A. V. . As Reformas Pombalinas e a Elevação do Ensino de Matemática a um Curso de Nível Superior. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 172-187, 2018.

MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. . O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO. Educação Matemática em Revista, v. 59, p. 150-162, 2018.

MOTTA, M. S. ; Kalinke, M. A. ; MOCROSKY, L. F. . Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de física. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 65-85, 2018.

MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS ; Klüber, Tiago Emanuel . Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 85-107, 2018.

MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS ; MATIOLI, CRISTIANE ELISE REICH ; Klüber, Tiago Emanuel . MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Dynamis, v. 24, p. 21, 2018.

OBATA, J. Y. ; MOCROSKY, L. F. ; KALINKE, M. A . TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: HERANÇAS E ENDEREÇAMENTOS. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-22, 2018.

OLIVEIRA, V. ; PAULO, R. M. . Entre saberes, práticas e formação docente: o ensinar e aprender matemática nos anos iniciais. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 167-179, 2018.

OLIVEIRA, W. P. ; KLÜBER, T. E. . Componente Curricular de Modelagem Matemática: um Olhar para as Instituições Universitárias Estaduais do Paraná. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 813-830, 2018.

PAULO, J. P. A.. EDUCAÇÃO É A BASE: UMA LEITURA MATERIALISTA DAS RELAÇÕES DE PODER DO SISTEMA DO CAPITAL. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 10, p. 36, 2018.

PAULO, JOAO PEDRO ANTUNES DE. A REPRODUTIVIDADE DE VALORES ÉTICOS POR MEIO DAS PRÁTICAS DOCENTE. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 14, p. 01-16, 2018.

PAVANELO, ELISANGELA; GERMANO, J. S. E. ; KRASILCHIK, M. . Contribuições para Preparação do Professor na Educação a Distância. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 17, p. 1-26, 2018.

PEREIRA, A. L. ; MONDINI, F. ; PAULO, R. M. ; MOCROSKY, L. F. . ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO ESCOLAR. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 43/1260-58, 2018.

PINHEIRO, J. M. L.. A Geometria Dinâmica se Constituindo com as Ideias Geométricas de Edmund Husserl. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 120, 2018.

RICHIT, A. ; MOCROSKY, L. F. . PERSPECTIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, v. 1, p. 1-22, 2018.

SAMPAIO, R. S. ; PAULO, R. M. ; OLIVEIRA, V. . Estudando volumes: possibilidades no ensino de geometria com o Geogebra. REVISTA EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 1, p. 90-108, 2018.

SANTOS, M. R.. PAVIMENTAÇÕES DO PLANO: um estudo com professores de matemática e arte. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 9, p. 1997-1198, 2018.

SIMEAO, M. P. C. ; MOCROSKY, L. F. . Pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica: o percurso da professora pesquisadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 236-252, 2018.

WICHNOSKI, P. ; KLÜBER, T. E. . A (re)formulação de tarefas de investigação matemática. REVEMAT, v. 13, p. 59, 2018.

WICHNOSKI, P. ; KLÜBER, T. E. . Formação de Professores em Investigação Matemática: o Formador em Destaque. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 13, p. 1-19, 2018

. WICHNOSKI, Paulo ; Klüber, Tiago Emanuel . Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 15, p. 69, 2018.

- 2017

BATISTA, J. O. ; MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. . Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 44, 2017.

CARARO, E. F. F. ; KLÜBER, T. E. . O sentido de um modelo de formação continuada em Modelagem Matemática. BOLETIM LABEM, v. 8, p. 143-161, 2017.

DETONI, A. R.; PINHEIRO, J. M. L. . Compreensões filosóficas para uma alternativa do pensamento Geométrico.. REVEMAT, v. 11, p. 232-243, 2017.

JUNKERFEURBOM, M. A. ; KLÜBER, T. E. . Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014). Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 7-16-16, 2017.

KALINKE, M. A ; MOCROSKY, L. F. ; PANOSSIAN, M. L. ; BANIN, E. S. . Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de Matemática. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 360-378, 2017.

KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma hermenêutica. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 412-426, 2017.

KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 563-583, 2017.

KLÜBER, T. E.. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: questões emergentes. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 12, p. 1-11, 2017.

LOUREIRO, D. Z. ; KLÜBER, T. E. . Sobre o alcance da Modelagem Matemática no âmbito do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. BOLETIM LABEM, v. 8, p. 19-34, 2017.

MONDINI, FABIANE ; MOCROSKY, LUCIANE FERREIRA ; BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI . A hermenêutica em educação matemática: compreensões e possibilidades. REVEMAT, v. 12, p. 1, 2017.

OLIVEIRA, V. ; PAULO, R. M. ; FIRME, I. C. . Entre redes, teias e fios: pensando e ensinando matemática nos anos iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 106-119, 2017.

OLIVEIRA, W. P. ; KLÜBER, T. E. . Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 – Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 167, 2017.

PAULO, R. M.; SHINTANI, R. M. . Um Episódio na Experiência de Ensinar Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 273-284, 2017.

PAVANELO, ELISANGELA; FREITAS-LEMES, P. L. ; GERMANO, J. S. E. . A interdisciplinaridade em cursos de Engenharia. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 7, p. 130-148, 2017.

PAVANELO, ELISANGELA; JESUS, F. M. ; SOARES, H. M. S. . O JOGO LABIRINTO DA TABUADA: UMA EXPERIÊNCIA DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 243-252, 2017.

PAVANELO, ELISANGELA; LIMA, RENAN . Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 739-759, 2017.

PINHEIRO, J. M. L.. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes de Geometria Dinâmica. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 1, 2017.

PINHEIRO, J. M. L.; Luiz Carlos Leal Junior ; FERREIRA, B. L. . Escola e aulas de Matemática: ambiente de ser o que se é ou de ser o que está?. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 19, p. 1, 2017.

TAMBARUSSI, CARLA MELLI; KLÜBER, TIAGO EMANUEL . Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 851-866, 2017.

WICHNOSKI, P. ; KLÜBER, T. E. . Considerações sobre práticas de Investigação Matemática empreendidas e relatadas por professores em formação. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, p. 161-178, 2017.

WICHNOSKI, P. ; KLÜBER, T. E. . Uma Hermenêutica sobre a Compreensão da Investigação Matemática na Educação Matemática Segundo Professores em Formação. INDAGATIO DIDACTICA, v. 9, p. 261-277, 2017.

WICHNOSKI, Paulo ; Klüber, Tiago Emanuel . Um Exercício Filosófico Sobre o Trabalho do Professor de Matemática com a Investigação Matemática. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 179-194, 2017.



Início da Página

Voltar Produções

d) Anais de Congressos

- 2020

PAULO, J. P. A.. Filosofia da Educação Matemática e vida cotidiana. In: 14º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2020, Campo Grande. Anais do XIV SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2020. p. 01-11.

- 2019

ALVES, L. D. ; MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. . Iniciação à Álgebra: Uma proposta pedagógica na perspectiva montessoriana. In: VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologias, 2018, Ponta Grossa. Anais VI SINECT ...., 2018.

BATISTA, C. C. ; PAULO, R. M. . Exploração de funções polinomiais de 1º grau no GeoGebra. In: Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2019, Joinville, Santa Catarina. Anais do V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Joinville, Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2019. v. 4. p. 1-17.

BATISTA, C. C.. Ser Professor de Matemática com Tecnologias: possibilidades de Compreensão de práticas de ensino no Estudo de Aula. In: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, 2019, São Paulo/SP. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). São Paulo/SP: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019. v. 23. p. 1-10.

BATISTELA, R. F.. A pertinência do ensino do teorema da incompletude de Gödel para professores de matemática. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá/MT. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo//SP: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. p. 1-12.

BATISTELA, R. F.. Um curso presencial sobre o teorema da incompletude de Gödel para estudantes de licenciatura em Matemática. In: XV CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín/CO. XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Medellín/CO: XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2019. p. 1-12.

CARARO, E. F. F. ; KLÜBER, T. E. . Professores da Educação Básica na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e a escola brasileiras: atualidades e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2019. v. 1. p. 1-12.

CARDOSO, G. G. ; PAVANELO, E. . O LOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anáis do XIII Econtro Nacional de Educação Matemática, 2019.

FERREIRA, L. C. ; LIMA, G. V. ; RIBEIRO, J. P. M. ; BAUMANN, A. P. P. . Educação Matemática Crítica: uma Discussão acerca das Influências dos Ambientes de Aprendizagem em uma Turma do Ensino Fundamental. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: SBEM. v. 13. p. 1-15.

FOSS, A. M. ; KLÜBER, T. E. . Sentidos que sustentam argumentos sobre os obstáculos para a inserção da modelagem matemática na escola. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e a escola brasileiras: atualidades e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2019. v. 1. p. 1-15.

FRISKE, A. L. ; ROSA, M. . Formação com Professores por meio da Construção de Atividades-Matemáticas-com-Memes. In: MUSEUdeMEMES: a política dos memems e os memes da política, 2019, Rio de Janeiro. Simpósio + Exposição MUSEUdeMEMES: a política dos memems e os memes da política. Niterói: Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019. v. 1. p. 233-247.

MONFERINO, L. C. ; MOCROSKY, L. F. ; KUREK, B. ; KALINKE, M. A . UM MODO DE PERMANECER EM FORMA-AÇÃO: LEITURAS-DEPRÁTICAS-DE-ALFABETIZAÇÃO-MATEMÁTICA. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM. Londrina: SBEM-PR, 2019. v. 1. p. 1-13.

MULTIPLICAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. In: eepem, 2019, ouro preto. anais eepem 2019, 2019. MUTTI, G. S. L. ; MATIOLI, C. E. R. ; KLÜBER, T. E. . Modelagem Matemática segundo os professores de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. In: Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2019, Cuiabá, MS. Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica. Brasília: SBEM, 2019. v. 13. p. 1-12.

MUTTI, G. S. L. ; TAMBARUSSI, C. M. ; MATIOLI, C. E. R. ; KLUBER, T. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS GESTORES ESCOLARES. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e a escola brasileira: atualidades e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2019. p. 1-11.

OLIVEIRA, V.. EM BUSCA DO X DA QUESTÃO: PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019. v. 1. p. 1-12.

PACHECO, S. M. ; MUTTI, G. S. L. ; KLÜBER, T. E. . Produção do Conhecimento em Pesquisas sobre a Formação de Professores. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín, Colômbia. XV Conferência Interamericana de Educação Matemática. Medellín: Universidad de Medellín, 2019. v. 1. p. 1-8.

PAULO, J. P. A.; SANTOS, J. R. V. . Planet of the apes and Mathematics Education (or fiction as theorization movemen in Mathematics Education). In: 10th Mathematics Education and Society, 2019, Hyderabad. MES 10 Proceedings. Hyderabad: MES10, 2019. p. 679-687.

PEREIRA, E. ; KLÜBER, T. E. . Modelagem matemática em sala de aula: entre dificuldades e potencialidades formativas. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e a escola brasileiras: atualidades e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2019. v. 1. p. 1-13.

PEREIRA, E. ; KLÜBER, T. E. . Uma análise sobre os diferentes modelos matemáticos apresentados em relatos publicados na X CNMEM. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e a escola brasileiras: atualidades e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2019. v. 1. p. 1-15.

TONEIS, C. N. ; PAULO, R. M. . Educação Matemática em Processos de Gamificação e Planejamento do Game Design: Construct 2. In: Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville, Santa Catarina. Anais do V COLBEDUCA - Congresso Luso-Brasileiro de Educação. Joinville, Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2019. v. 4. p. 1-20.

ZANELATTO, H. ; KLÜBER, T. E. . Modelos matemáticos na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática. Londrina: UEL, 2019. v. 1. p. 1-14.

- 2018

Afonso da Silva, A.. A concepção de comunidade em Edith Stein. In: V SIPEQ, 2018, Foz do Iguaçu - PR. 5º Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018.

BATISTA, C. C.. O Estudo de aula na formação de professores: possibilidades da pesquisa qualitativa Fenomenológica. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu/PR. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate, 2018.

BATISTELA, R. F.. Avanços de uma pesquisa sobre o teorema da incompletude de Gödel na licenciatura em Matemática. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2018, Foz do Iguaçu/PR. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. São Paulo/SP: SE&PQ, 2018. p. 1-12.

BATISTELA, R. F.; BICUDO, M. A. V. . O sentido do teorema da incompletude de Gödel para licenciandos em matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu/PR. VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo/SP: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018. p. 1-12.

BAUMANN, A. P. P.; SILVA, C. F. . A Pesquisa Sobre TIC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Olhar Sobre o CBIE. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. Foz do Iguaçu: SE&PQ, 2018. v. 5.

CARARO, E. F. F. ; LOUREIRO, D. Z. ; KLÜBER, T. E. . Aspectos metodológicos que norteiam pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. São Paulo: SE&PQ, 2018. p. 1-12.

CARVALHO, F. J. R. ; KLÜBER, T. E. . Modelagem Matemática aliada à programação de computadores na Educação Básica. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a sala de aula. Cascavel: UNIOESTE, 2018. p. 1-11.

ECKL, W. C. ; BAIER, TÂNIA . Estratégia pedagógica para o ensino do conceito de limite de uma função com uma variável real. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador. Anais COBENGE 2018. Brasília: ABENGE, 2018. p. 1-10

FERREIRA, M. J. A. ; PAULO, R. M. . A produção do conhecimento matemático ao estar-com as Tecnologias Digitais. In: SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu, Paraná: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018. v. 1. p. 539-553.

FREITAS, T. P. R. S. ; PAULO, J. P. A. . A formação matemática de professoras (es) que ensinam matemática: um estudo da licenciatura em pedagogia da UFG/Jataí. In: XV Semana de licenciatura VI Seminário da Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática, 2018, Jataí. Interdisciplinaridade no processo de formação docente em educação para ciências e matemática, 2018.

GERRERO, A. C. D. ; KLÜBER, T. E. . Conteúdos matemáticos presentes em relatos de experiências da IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a sala de aula. Cascavel: UNIOESTE, 2018. p. 1-11.

KALINKE, M. A ; MOCROSKY, L. F. ; DEROSSI, B. ; BALBINO, R. ; DINIZ, C. S. ; MOTTA, M. S. . LOUSAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. In: Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, 2018, Apucarana. I EPTEM. Apucarana: SBEM/PR, 2018. v. 1. p. 1-14

KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais. São Paulo: SBEM, 2018. p. 1-12.

KLÜBER, T. E.. Coletivos de formação em Modelagem Matemática na Educação Matemática e a sala de aula. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a Sala de Aula. Toledo-PR: SBEM/PR, 2018. v. 1. p. 1-6.

KLUTH, V. S.; ARAUJO, V. A. . Uma proposta d eensino de física emaranhada na concepção fenomenológica de ciência.. In: VI - Seminário Internacional de Pesuisa e Estudos Qualitativos -, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VI SIPEQ. São Paulo: SE&PQ, 2018. v. 1.

MISSE, B. H. L.; LAMMOGLIA, B. . CONTINUIDADE MATEMÁTICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO.. In: V Seminário internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais V Seminário internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos: pesquisa qualitativa na educação e nas ciências em debate. Foz do Iguaçu: Unioeste-PR, 2018. p. 1-10.

MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. . O matemático: um estudo na perspectiva heideggeriana. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu, Paraná: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018. p. 472-551.

MONDINI, F. ; PAULO, R. M. ; MOCROSKY, L. F. . A contribuição da Fenomenologia à Educação. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. São Paulo: Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa - SE&PQ, 2018. v. único. p. 1-8.

MUTTI, G. S. L. ; KLÜBER, T. E. . Formato Multipaper nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu brasileiros das áreas de Educação e Ensino: um panorama. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. São Paulo: SE&PQ, 2018. p. 1-14.

MUTTI, G. S. L. ; KLÜBER, T. E. . Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais. São Paulo: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-13.

MUTTI, G. S. L. ; MATIOLI, C. E. R. ; MARTINS, S. R. ; KLÜBER, T. E. . De professores formandos a formadores: discussões acerca da participação dos professores da Educação Básica nas formações de ações descentralizadas. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a sala de aula. Cascavel: Unioeste, 2018. p. 1-13.

OLIVEIRA, I. B. ; FADINI, A. A. B. ; LAMMOGLIA, B. ; GALVANI, C. L. A. . ensibilização Ambiental No Projeto Ações Universais: A Estrada Parque, O Rio Tiete e a Interdisciplinaridade. In: Forum Internacional de Meio Ambiente- Conferencia da Terra, 2018, João Pessoa - PB. Anais da Conferencia da Terra, 2018. v. 1.

OLIVEIRA, V.. MODOS DE PENSAR ALGEBRICAMENTE NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. In: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. Anais XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemátic, 2018. p. 1-12.

PAVANELO, E.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL DE HANNA ARENDT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Fóz do Iguaçu. Anais do SIPEM, 2018.

PAVANELO, ELISANGELA; PAULA, E. A. M. . MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. In: V Seminário Internacional de Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais: V Seminário Internacional de Estudos Qualitativos, 2018. v. 1. p. 1-12.

PEREIRA, A. L. ; FIRME, I. C. ; PAULO, R. M. . Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática: Movimento de uma Forma/ação de professores. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. Foz do Iguaçu, Paraná: UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná, 2018. p. 1-12.

PINHEIRO, J. M. L. ; BICUDO, M. A. V. ; DETONI, A. R. . A TRANSCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA. In: 5º Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. 5º Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. São Paulo: SE&PQ, 2018. v. 1.

PINHEIRO, R. P. ; ROSA, M. . Matemática e Realidade Virtual: que atividades proponho?. In: 13 º Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM, 2018, Santa Maria. XIII EGEM - Desafios e Possibilidades da Educação Matemática para onde estamos caminhando?. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. v. 1. p. 199-206.

SANT’ANA, A. C. ; BAIER, TÂNIA ; HENSCHEL, C. J. . Contextualizando conteúdos matemáticos do ensino fundamental por meio de pesquisa realizada com estudantes de uma escola no campo. In: V Seminário Internacionalo de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qialitativos: Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2018. v. 1. p. 1-7.

SANTOS, I. A. ; BAIER, TÂNIA . O ensino de métodos históricos de multiplicação sob a perspectiva da pesquisa qualitativa. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos: Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2018. v. 1. p. 1-10.

SANTOS, M. R.; BATISTELA, R. F. . CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguacu. ANAIS DO VII SIPEM, 2018. v. !.

SANTOS, M. R.; BICUDO . INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do iguacu. anais VII Sipem, 2018. v. 1.

SHINTANI, R. M. ; PAULO, R. M. ; MONDINI, F. . Possibilidades de ensinar matemática por meio de jogos. In: V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2018, Bauru, São Paulo. Anais do V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2018. v. único. p. 218-223.

SILVA, A. L. ; PANOSSIAN, M. L. ; MOCROSKY, L. F. . Sentidos atribuídos pelos professores à função exponencial na Oficina Pedagógica de Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-13.

SIMEAO, M. P. C. ; DOBRANSKI, V. G. ; MOCROSKY, L. F. ; KAICK, T. S. V. . O CIENTISTA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT), 2018, Ponta Grossa. VI SINECT. Ponta Grossa: UTFPR, 2018. v. 1. p. 1-12.

TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. . Compreensões sobre o conhecimento matemático: um breve ensaio. In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em debate, 2018. v. 1. p. 1-10.

TOME, L. M. ; SIMEAO, M. P. C. ; MOCROSKY, L. F. . O CAMINHAR DOCENTE: INQUIETAÇÕES QUE NOS LEVARAM A PESQUISA CIENTIFICA. In: III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2018, Curitiba. III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2018. v. 1. p. 1-7.

- 2017

ALVES, L. D. ; MOCROSKY, L. F. ; PANOSSIAN, M. L. . SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. In: XIV Encontro Parananense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. v. 1. p. 1-14.

ANDRADE, S. P. ; MOCROSKY, L. F. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESPAÇO ESCOLAR. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. v. 1. p. 1-14.

BAIER, TÂNIA. Construindo pontes entre universidade e escola pública com arquitetura fractal. In: 6o Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2017, Ouro Preto. Anais do 6o Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. Ouro Preto: Editora UFOP, 2017. v. 1. p. 567-578.

BATISTA, C. C. ; FIRME, I. C. ; PAULO, R. M. . Percepções de Professores de Matemática acerca de suas práticas com Tecnologias. In: VII CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas, Rio Grande do Sul. Anais do VII CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, Rio Grande do Sul: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-10.

BATISTA, J. O. ; SILVA, D. S. ; MOCROSKY, L. F. ; RIPARDO, R. B. . O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Canoas: Ulbra, 2017. v. 1. p. 1-15.

BATISTELA, R. F.. Uma proposta de ensino do teorema da incompletude de Gödel em cursos de licenciatura em Matemática. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017, Canoas/RS. VII CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas/RS: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, 2017.

BELLEI, P. ; KLÜBER, T. E. . Outros atores da escola e a Modelagem Matemática. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR'. Diversidade e Educação Matemática: Desafios e perspectivas. Cascavel: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-12.

CARARO, E. F. F. ; KLÜBER, T. E. . Concepções de Modelagem Matemática na Formação de professores em Modelagem Matemática. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e educação matemática: desafios e perspectivas. Cascavel: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-16.

CARARO, E. F. F. ; KLÜBER, T. E. . Minicurso “o cálculo da aposentadoria: uma atividade de Modelagem Matemática”. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-7

CZIGEL, E. ; MONDINI, F. ; PAVANELO, E. . A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). In: XII EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo - SP. XII EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017.

FARIA, R. E. O. ; ARAUJO, R. B. ; BAUMANN, A. P. P. . Jogo da Onça: Um Relato de Experiência em Aulas de Matemática para Turmas de EAJA. In: VI Encontro Goiano De Educação Matemática (VI EnGEM), 2017, Urutaí. Anais do VI Encontro Goiano de Educação Matemática. Goiânia: SBEM-GO, 2017. v. 6. p. 16-32.

FERREIRA, M. J. A. ; Paulo, Rosa Monteiro . O sentido de ser-com tecnologias na produção de conhecimento matemático. In: VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, 2017, Madrid, Espanha. Libro Actas VIII CIBEM. Madrid. Espanha: Federación Iberoamericana de Educación Matemática (FISEM), 2017. p. 506-514.

FIRME, I. C. ; TONEIS, C. N. ; PAULO, R. M. . O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos de Geometria Plana. In: VII CIEM- Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas, Rio Grande do Sul. Anais do VII CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, Rio Grande do Sul: Editora da Universidade Luterana do Brasil, 2017. v. I. p. 1-12.

HENSCHEL, C. J. ; BAIER, TÂNIA . Progressões geométricas na escala musical ocidental. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-15.

JUNKERFEURBOM, M. A. ; KLÜBER, T. E. . Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º ano. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-15.

LOUREIRO, D. Z. ; KLÜBER, T. E. . Um metaestudo das produções didático pedagógicas do PDE/PR: um olhar para os sujeitos participantes em atividades de Modelagem Matemática. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. v. 1. p. 1-12.

MARTENS, A. S. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Compreensões sobre a formação continuada em Modelagem Matemática em Contexto de Pesquisa. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. p. 1-12.

MARTENS, A. S. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Formação continuada em Modelagem na Educação Matemática: análise de práticas formativas em contexto de pesquisa. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. p. 1-13.

MONTEIRO, G. L. ; MONDINI, F. . UMA AVENTURA PELAS “ACOMODAÇÕES” DOS NÚMEROS NATURAIS. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo,SP. Conexões entre a prática docente e a Pesquisa em Educação Matemática, 2017. p. 2102-2111.

MUTTI, G. S. L. ; KLÜBER, T. E. . Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática em dissertações e teses Brasileiras sobre Formação de Professores em Modelagem Matemática. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-1.

MUTTI, G. S. L. ; MARTINS, S. R. ; KLÜBER, T. E. . Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: grupo Foz do Iguaçu. In: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/53/67, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-12.

MUTTI, G. S. L. ; MARTINS, S. R. ; MATIOLI, C. E. R. ; KLÜBER, T. E. . Árvores ordenadas: uma estratégia para a formação de continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. v. 1. p. 1-12.

OBATA, J. Y. ; MOCROSKY, L. F. . AS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO BRASIL. In: VI SHIAM, 2017, Campinas. VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Unicamp, 2017. v. 1. p. 1-13.

OBATA, J. Y. ; MOCROSKY, L. F. . EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM HORIZONTE DE COMPREENSÕES. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. v. 1. p. 1-13.

OLIVEIRA, V. ; FIRME, I. C. ; PAULO, R. M. ; SAMPAIO, R. S. . O uso do software GeoGebra na formação continuada de professores de matemática: diálogos e reflexões ao se estar com as tecnologias. In: ICOCIME - 1 st Intenational Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education, 2017, São Paulo. Anais do 1st ICOCIME, 2017. p. 1-12.

OLIVEIRA, V. ; PAULO, R. M. . Cálculo Mental e Estimativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: VII CIEM- Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas, Rio Grande do Sul. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. v. único. p. 1-11.

OLIVEIRA, Wellington Piveta ; KLÜBER, T. E. . O Sentido da Modelagem Matemática atribuído à formação inicial de professores. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-13.

PAULO, J. P. A.. Uma perspectiva de formação de professores de matemática a partir das noções de Estranhamento e Descentramento. In: VII Congresso internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM. Canoas: ULBRA, 2017.

PAVANELO, ELISANGELA; LIMA, R. . PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas - RS. Anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017.

PAVANELO, ELISANGELA; MONDINI, F. ; SOUZA, A. C. . TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017, Madri. VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017. v. 1. p. 317-317.

REZENDE, F. J. ; KLÜBER, T. E. . Tecnologias da Informação e Comunicação Aliadas á Modelagem Matemática: síntese e reflexões sobre os textos da IX CNMEM. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. v. 1. p. 1-13.

SANTOS, I. A. ; BAIER, TÂNIA . História da Matemática no ensino fundamental: a multiplicação russa como alternativa de trabalho em aritmética. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-12.

SANTOS, I. A. ; BAIER, TÂNIA . Quadrados mágicos e mediação simbólica: trabalhando jogos didáticos e história da matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-13.

SANTOS, J. G. ; PAVANELO, E. ; MONDINI, F. . A PRESENÇA DA ÁLGEBRA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR A PARTIR DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. In: XII EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo - SP. XII EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017.

SANTOS, L. A. ; KLÜBER, T. E. . Expectativas, receios, dificuldades e benefícios da Modelagem na Educação Básica: uma análise dos trabalhos publicados na IX CNMEM. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. v. 1. p. 1-15.

SANTOS, M. R.; BICUDO, M. A. V. (Maria Aparecida Viggiani Bicudo) . Pesquisa qualitativa e conhecimento geométrico: aberturas de compreensão. In: Ciaiq, 2017, Salamanca. Atas - Investigação Qualitativa em Educação, 2017. v. 1. p. 10-1

SANTOS, MARLI REGINA DOS; BICUDO . Pesquisa qualitativa e conhecimento geométrico: aberturas de compreensão. In: CIAIQ 2017, 2017, Salamanca. anais do CIAIQ 2017, 2017.

THEOBALD, S. T. ; KLÜBER, T. E. . Modelagem Matemática na formação inicial de professores: uma breve análise. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - XIV EPREM, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel, PR: SBEMPR, 2017. v. 1. p. 1-9.



Início da Página

Voltar Produções