A pergunta formulada é O que é o conhecimento da Matemática?, desdobrada em duas outras, o que o conhecimento humano? E Quais as características peculiares ao conhecimento da Matemática?
Essa pesquisa deu maior destaque às questões concernentes ao conhecimento humano e à sua gênese, isto é, ao ato cognitivo primordial, como aos aspectos que dizem respeito à comunicação do conhecido e ao armazenamento do produto produzido que forma as chamadas áreas do conhecimento humano. Abordou e procurou esclarecer atos mentais presentes na cognição, como: percepção, imaginação, fantasia, intuição, evidência, compreensão, interpretação, linguagem. Enfatizou o conhecimento da Matemática, procurando evidenciar suas peculiaridades e articulando esse entendimento com os modos pelos quais ela é ensinada.
Foi desenvolvida mediante análise e interpretação de textos básicos sobre conhecimento, Matemática e em pesquisas realizadas junto a professores de Matemática do atual Ensino Fundamental, e com crianças atuando em ambientes não escolares, como favelas, visando à compreender as idéias matemáticas presentes no cotidiano dessas crianças.
Buscou junto aos professores de Matemática compreender como essa ciência é tratada nas atividades de ensino, quais as preocupações desses professores com referência ao conhecimento que o aluno venha a desenvolver sobre a Matemática, bem como, quais suas concepções de Matemática. Além disso, investigou o processo de ensino de Matemática na primeira série, do então denominado primeiro grau, quando se inicia o contato do aluno com a chamada formalização do pensamento matemático. Nessa perspectiva, foi desenvolvida investigação sobre a albetização matemática, referente ao ato de ler.
Esse projeto foi desenvolvido por: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, coordenadora, pelo Prof.Dr.Eduardo Sebastiai Ferreira, e pelos alunos do curso de Pós Graduação em Educação Matemática, UNESP-RC, alguns dos quais já professores do Ensino Superior, José Geraldo Accioly Mendes da Silva, Marcelo de Carvalho Borba e Ocsana Sônia Danyluk.

Voltar