Projetos de Pesquisa

Projeto apresentado ao CNPq para o período de 2020 a 2024. Título do projeto: Uma filosofia Fenomenológica da Educação Matemática.
novidade

Projeto apresentado ao CNPq para o período de 2015 a 2019. Título do projeto: A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias.

Projeto apresentado ao CNPq para o período de março de 2008 a fevereiro de 2011. Título do projeto: Um exercício filosófico sobre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil .

Projeto de Pesquisa CNPq – Março/2005 - Fevereiro/2008, Título: Filosofia da Educação Matemática-concepção fenomenológica.

Projeto encaminhado ao CNPq em 2004, denominado Filosofia da Educação Matemática – concepções fenomenológicas.

Projeto encaminhado ao CNPq e em vigor entre 1999-2001, com o título O pré-reflexivo na construção do conhecimento da Geometria. A pergunta que articulou os diferentes subprojetos é Como se dá a construção do conhecimento geométrico?

Projeto apresentado ao CNPq para o período 2001-2001, denominado O tempo vivido pelo professor de Matemática.

Projeto integrado apresentado ao CNPq, tendo sido realizado no período de 1995 a 1998, cujo título é A percepção como primado para a interpretação do simbólico.

Projeto Integrado apresentado ao CNPq em 1992, com vigência no período de 1993 a l995, com o título A compreensão do simbólico na Educação Matemática.

Projeto apresentado ao CNPq em 1989, com vigência no período 1990-1992, sobre A hermenêutica e o trabalho do professor de Matemática. A pergunta geradora desta investigação foi assim formulada: o professor de Matemática, ao educar, de modo autêntico, age como um hermeneuta?

Projeto apresentado ao CNPq em 1986, realizado no período de 1987-1989, intitulado Filosofia da Educação Matemática: O conhecimento (aprendizagem) da Matemática.