Ela decorreu dos estudos efetuados a respeito do conhecimento Matemático, relativos ao projeto anterior que, dentre muitos aspectos importantes sobre esse assunto, apontou a linguagem como um tema significativo e central. Com respeito à Matemática, a forma pela qual os textos são elaborados causa perplexidade ao se colocar a questão da interpretação dos símbolos matemáticos e respectivos significados e significantes. Coloborando com a complexidade desse assunto, estão as questões sobre a inteligibilidade do discurso matemático e a afirmação de muitos matemáticos sobre a relação biunívoca entre simbolo-significado matemático.
A interpretação de significados foi trabalhada no sentido de hermenêutica assumido no contexto dos trabalhos de Martin Heidegger, Hans Gadamer e Paul Ricoeur que permitem esclarecer o s significados de leitura, de texto e de texto de Matemática.
A pesquisa conduzida focalizou a hermenêutica de textos, em especial de textos de Matemática. Analisou o discurso presente nos textos, sua temática, os símbolos nele veiculados e, na situação de sala de aula de Matemática, como o símbolo é percebido e trabalhado por professores e alunos. Essa temática abrangeu as perguntas: como ocorrem a compreensão/interpretação do texto de Matemática? Símbolos, metáforas, analogias, valores aparecem nos textos de Matemática? O que dizem? Como ocorre a interpretação do símbolo matemático pelo professor e pelo aluno? Ou seja, como o simbólico é percebido pelo professor e pelo aluno?
Envolvidos neste projeto estavam: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, coordenadora, Dra. Vitória Helena Cunha Espósito, Antonio Vicente Marafiotti Garnica, Verilda Spiridião Kluth, Dumara Coutinho, Luciane Chamie.

Voltar