Ela
decorreu dos estudos efetuados a respeito do conhecimento Matemático,
relativos ao projeto anterior que, dentre muitos aspectos importantes
sobre esse assunto, apontou a linguagem como um tema significativo e
central. Com respeito à Matemática, a forma pela qual
os textos são elaborados causa perplexidade ao se colocar a questão
da interpretação dos símbolos matemáticos
e respectivos significados e significantes. Coloborando com a complexidade
desse assunto, estão as questões sobre a inteligibilidade
do discurso matemático e a afirmação de muitos
matemáticos sobre a relação biunívoca entre
simbolo-significado matemático.
A interpretação de significados foi trabalhada no sentido
de hermenêutica assumido no contexto dos trabalhos de Martin Heidegger,
Hans Gadamer e Paul Ricoeur que permitem esclarecer o s significados
de leitura, de texto e de texto de Matemática.
A pesquisa conduzida focalizou a hermenêutica de textos, em especial
de textos de Matemática. Analisou o discurso presente nos textos,
sua temática, os símbolos nele veiculados e, na situação
de sala de aula de Matemática, como o símbolo é
percebido e trabalhado por professores e alunos. Essa temática
abrangeu as perguntas: como ocorrem a compreensão/interpretação
do texto de Matemática? Símbolos, metáforas, analogias,
valores aparecem nos textos de Matemática? O que dizem? Como
ocorre a interpretação do símbolo matemático
pelo professor e pelo aluno? Ou seja, como o simbólico é percebido pelo professor e pelo aluno?
Envolvidos neste projeto estavam: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo,
coordenadora, Dra. Vitória Helena Cunha Espósito, Antonio
Vicente Marafiotti Garnica, Verilda Spiridião Kluth, Dumara Coutinho,
Luciane Chamie.
Voltar