As
investigações efetuadas até esse momento indicaram
a relevância dos símbolos, metáfora e analogia integrantes
de textos matemáticos. A questão do simbólico e,
abrangendo aquela dos atos cognitivos e da tradição que
veicula sentidos, imagens, idéias ao longo da história,
presentificando-se nas palavras pronunciadas e escritas, indicou o caminho
da investigação formulada neste projeto. Buscar compreender
a presença do simbólico na Educação Matemática
foi a meta perseguida, colocando-se em destaque o significado do simbólico.
O desenvolvimento da investigação contou com análise
de depoimentos de sujeitos entrevistados sobre experiência por
eles vividas em situações de ensinar/aprender/produzir
Matemática e com estudos de trabalhos de autores relevantes para
o tema, na abordagem fenomenológica. Enfocou o simbólico
e discurso proferido pelo sujeito, aprofundando o estudo da hermenêutica
e da ontologia-existencial-hermenêutica e baseando-se primeiramente
em Husserl, Heidegger e Ricoeur. Explicitou a passagem dos estudos da
hermenêutica para o mundo-vida da sala de aula e, em especial
do ensino da Matemática. |