As investigações efetuadas até esse momento indicaram a relevância dos símbolos, metáfora e analogia integrantes de textos matemáticos. A questão do simbólico e, abrangendo aquela dos atos cognitivos e da tradição que veicula sentidos, imagens, idéias ao longo da história, presentificando-se nas palavras pronunciadas e escritas, indicou o caminho da investigação formulada neste projeto. Buscar compreender a presença do simbólico na Educação Matemática foi a meta perseguida, colocando-se em destaque o significado do simbólico. O desenvolvimento da investigação contou com análise de depoimentos de sujeitos entrevistados sobre experiência por eles vividas em situações de ensinar/aprender/produzir Matemática e com estudos de trabalhos de autores relevantes para o tema, na abordagem fenomenológica. Enfocou o simbólico e discurso proferido pelo sujeito, aprofundando o estudo da hermenêutica e da ontologia-existencial-hermenêutica e baseando-se primeiramente em Husserl, Heidegger e Ricoeur. Explicitou a passagem dos estudos da hermenêutica para o mundo-vida da sala de aula e, em especial do ensino da Matemática.
A equipe que compôs o grupo de trabalho que desenvolveu este projeto foi constituída por: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, coordenadora, Dra. Vitótia Helena Cunha Espósito, Prof. Antonio Vicente Marafiotti Garnica, Profª Verilda Spiridião Kluth, Profª Rosa Monteiro de Paula, Ocsana Sônia Danyluk.

Voltar