A pergunta que norteou as pesquisa desenvolvidas neste projeto foi como a percepção se constitui no primado do desenvolvimento do simbólico? Essa pergunta fez sentido para o grupo na medida em que o simbólico foi mostrando camadas de sentido e de significados, de maneira que a percepção mostrou-se como a coisa-mesma anunciando-se como primado para a interpretação do simbólico e solicitando esclarecimento.
A pergunta central permite sejam postas outras perguntas: quais as conseqüências filosóficas que podem ser deduzidas dessa concepção e quais suas repercussões para a pesquisa? O que o sujeito percebe quando se encontra com a Matemática? Como o matemático percebe a Lógica Forma no Ensino da Matemática? Como os educadores percebem o “ser educador”? Como o primado da percepção funda o ato criador? Como esse primado está presente no ensinar e no aprender, principalmente em uma sala de aula de Matemática?
Esta investigação assumiu que a percepção é o encontro estabelecido entre o sujeito e a “coisa-mesma”. Seguiu Maurice Merleau Ponty que no Phenomenologie de la Perception, argumenta que a percepção não é sensação, não sendo reduzida à sensações internas. Afirma que, ao contrário disso, é uma totalidade do sentir do corpo-encarnado ao confrontar-se com algo. Há nessa idéia a explicitação do fenômeno, do modo como é tratado pela fenomenologia. O grupo entendeu que a percepção é um ato intencional, é sentir, olhar, é o encontro com a coisa-mesma, que se mostra para quem a olha intencionalmente. Percepção é presença, é a “coisa” se fazendo ao sujeito. O conhecimento que a percepção possibilita é aquele da certeza da presença. Não é um conhecimento intelectual, desenvolvido ao nível do reflexivo.
Esta investigação trabalhou com textos de Merleau Ponty, principalmente aqueles que se dedicam ao esclarecimento da percepção e trabalhou com sujeitos que vivenciaram experiências significativas a esse tema.
A equipe que desenvolveu esse projeto é composta por: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Dra. Vitória Helena Cunha Espósito, Prof. Antonio Vicente Marafiotti Garnica, Profª Verilda Spiridião Kluth, Prof. Luiz Augusto Normanha Lima, Profª Dumara Coutinho Sameshima, Profª Maria Queiroga Amoroso Anastácio, Prof. Adlai Ralph Detoni, Ocsana Sônia Danyluk, Profª Luciane Ferraz Zapater e Prof. Jacir Antonio Zolet, Profª Rosa Monteiro Paulo.

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