GRUPO DE PESQUISA FEM: PROJETO DE MARÇO DE 2008 A AGOSTO DE 2010
Download do Relatório do CNPq.
: Um exercício filosófico sobre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil Objetivos: Explicitar o panorama da pesquisa em Educação Matemática efetuada no Brasil, mostrando conceitos trabalhados, abrangência e justificativas, procedimentos, influências teóricas e refletindo sobre o quadro encontrado. A interrogação norteadora: O que é a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil Região de Inquérito: Filosofia da Educação Matemática. Tema: O tema se configura no solo da historicidade da investigação na região de inquérito da Educação Matemática que, no Brasil, aparece como preocupação já à época do ‘Movimento da Matemática Moderna', início da década de 1960. Seu caminho foi sendo aberto e construído com a realização de cursos destinados à formação continuada de professores de Matemática, em modalidades de cursos de férias promovidos por associações de professores, em cursos de Pós-Graduação lato-sensu e outros . Configurou-se com maior nitidez com a criação de cursos de Pós-Graduação stricto-sensu e com a constituição da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Procedimentos: Os trabalhos analisados são os que foram apresentados no III SIPEM. São aqueles selecionados, pelo comitê científico desse evento, como apresentando pesquisas suficientemente bem elaboradas para constituírem o material que nutre o debate sobre pesquisa, mantendo-o vivo. O esperado. Com esta investigação o FEM espera: -Fornecer subsídios para a Sociedade Brasileira de Educação Matemática debater, com seus associados, o papel do SIPEM e se considerar conveniente, reorganizá-lo. - Fornecer à SBEM estudo com as características da pesquisa em Educação Matemática realizada no Brasil. - Apresentar a investigação em eventos científicos. - Publicar artigos sobre o perfil da Educação Matemática no Brasil . -Orientar trabalhos científicos (Iniciação Científica, especialização, mestrado e doutorado) sobre temas afins com o investigado. |