O objeto desse projeto é expor os modos de investigar fenomenologicamente os conteúdos matemáticos, aritmética e geometria, bem como apresentar a própria investigação desse tema, efetuada em contextos do ensino fundamental e em textos referentes ao assunto abordado. Serão trabalhados os sub-temas: a concepção fenomenológica da realidade dos objetos matemáticos; a concepção fenomenológica de Educação Matemática; a investigação fenomenológica da aritmética e da geometria; a numeração: atividades de ensino e de aprendizagem segundo uma visão fenomenológica; a geometria: atividades de ensino e de aprendizagem segundo uma visão fenomenológica. A meta mais abrangente é a produção de um livro sobre Filosofia da Educação Matemática segundo a concepção fenomenológica.
A equipe que conduzirá este projeto é composta por: Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, coordenadora, Dra, Maria Queiroga Amoroso Anastácio, vice-coordenadora, Dr. Jairo José da Silva, Dra. Marília Martins Coelho, Dr. Paulo Hiratsuko Isamo, Profª Maria de Fátima Teixeira Barreto, Profª Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, Prof. Mário Gaspar Parente. Profª Rosa Monteiro de Paulo, Prfª Tania Baier, Profª Verilda Spiridião Kluth.

Voltar