PRODUÇÃO Livros | Cap. Livros | Artigos | Teses e Dissertações | Iniciações Científicas | Orientações de Trabalhos | Participações em Eventos CAPÍTULOS EM LIVROS: 2004 BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C., ARAUJO, J. L.. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p 99-112. BICUDO, M. A. V. o pré-predicativo na construção do conhecimento geométrico. In: BICUDO, M. A. V., BORBA, M. C. (orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez Editores, 2004. p. 77-91. 2003 BICUDO, M. A. V. A Formação do Professor: Um Olhar Fenomenológico In: Formação de Professores? Da incerteza à compreensão ed.Bauru: EDUSC, 2003. BICUDO, M. A. V. Prólogo. In: Formação de Professores? Da incerteza à compreensão ed.Bauru: EDUSC, 2003. BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa: abordagem fenomenológica na investigação de temas voltados para crianças e para adolescentes In: Crianças e adolescentes em Perspectiva - A ótica das abordagens fenomenológicas..1 ed.Juiz de Fora : FEME Edições, 2003, v.-, p. ---. BICUDO, M. A. V., GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática: constituição de suas múltiplas faces. In: BICUDO, M. A. V. (org) Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos. Brasília: Plano Editora, 2003. p. 13-24. BICUDO, M. A. V., PAULO, Rosa Monteiro Eine phänomrnologische Untersuchung zum Verstehen von Geometrie In: Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung - Kulturhistorische Schule, Phänomenologie und Ethnografie.1 ed.Auflage : ATHENA-Verlag, 2003, v.1, p. 357-367. BICUDO, M. A. V., GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática: constituição de suas múltiplas faces In: Filosofia da Educação Matemática Concepções & Movimentos ed. Brasília: Plano Editora, 2003, p. 13-24. BICUDO, M. A. V. QualitativeForschung in phänomenologischer Perspektive am Beispiel des Mathematikverständnisses von Kindern und Jugendlichen In: Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung - Kulturhistorische Schule, Phänomenologie und Ethnografie.1 ed.Auflage : ATHENA-Verlag, 2003, v.1, p. 349-356. DETONI, A. R. Filosofia & Educação Matemática: construção de um olhar In: Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos ed. Brasília : Plano, 2003, p. 95-105. GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática: constituição de suas múltiplas faces In: Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimento ed.Brasília-DF : Plano Editora, 2003, v.01, p. 13-24. KLUTH, Verilda Speridiao An Phänomenen orientiertes Erlebeben um Mathematikunterricht. In Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung – Kulturhistorische Shule, Phänomenologie und Ethnografie in Brasilien und Deutschland. Bernd Fichtner, Maria Teresa Freitas, Roberto Monteiro (Hgg.). Bamberg: Athena-Verlag, 2003. KLUTH, Verilda Speridiao Conhecimento Geométrico – uma rede corpórea. In Filosofia da Educação Matemática – concepções e movimento. (org. Maria A V Bicudo). Brasília: Plano, 2003. BICUDO,
M. A . V. Qualitative Forschung in phänomenologischer Perspektive
am Beispiel des Mathematikverständnisses von Kindern und Jugendlichen
in FICHTNER, B; FREITAS; M.T. ; MONTEIRO, R (orgs). Kinder und Jugendliche
im Blick qualitativer Forschung .Oberhausen: Athena-Verlog, 2003, p.349-356. BICUDO, M.A . V. und PAULO, Rosa Monteiro. Eine phänomenologische Untersuchung zum Verstehen von Geometrie. in FICHTNER, B; FREITAS; M.T. ; MONTEIRO, R (orgs). Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung .Oberhausen: Athena-Verlog, 2003, p.349-356. 2002 BICUDO, M. A . V. e ESPÓSITO, V.H.C. Joel Martins: A coragem de ser educador, in GARCIA, Walter E. (org.) Educadores do Século XXI. Brasília: Plano Editora, 2003, p.173-202 BICUDO, M. A. V. Construção do Conhecimento e construção da realidade In: Formação Humana e Educação. 1a. ed.Bauru: EDUSC, 2002, p. 317-326. BICUDO, M. A. V., ESPÓSITO, V. H. C. Joel Martins - A coragem de ser educador In: Educadores Brasileiros do Século XX. Brasília: Plano Editora, 2002, v. 1, p. l73-200. BICUDO, M. A. V., Educação superior: Graduação e Pós-graduação. In: LANDI, F. R. Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo. São Paulo: FAPESP, 2002, p. 3-3-30. BICUDO, M. A. V., ESPÓSITO, V. H. C. O. Joel Martins - a coragem de ser Educador. In: GARCIA, W. E. (org) Educadores brasileiros do século XX. Brasília: Plano Editora, 2002, v.1, p.173-200. DANYLUK, O. S. A origem extra-escolar da escrita matemática In: Formação Humana e Educação.1 ed.Baurú : EDUSC, 2002, v.Único, p. 327-335. DANYLUK, O. S., KLUTH, V. S.Considerações analítico-reflexivas da educação e produção do conhecimento In: Formação Humana e Educação.1 ed.Baurú : Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002, v.Único, p. 309-315. KLUTH, Verilda Speridiao Conhecimento geométrico: trama de vivências corpóreo-sócio-culturais. Capítulo 19. In Formação Humana e Educação. Org Bicudo & Belluzzo. Bauru: EDUSC, 2002. 2001 BICUDO, M. A. V, ,,,, In: BICUDO, M. A. V., GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte : Autentica, 2001. p. DANYLUK, O. S. Educação de jovens e adultos: compromissos, parcerias e esperanças vivas In: Educação de adultos: ampliando horizontes de conhecimento.1 ed.Porto Alegre : Sulina, 2001, v.1, p. 175-191 DANYLUK, O. S. O adulto não escolarizado e o registro da linguagem matemática In: Educação de adultos: ampliando horizontes de conhecimento.1 ed.Porto Alegre : Sulina, 2001, v.1, p. 17-44. DANYLUK, O. S., D'ÁVILA, A., GOMES, C., MORTARI, M., RODRIGUES, A. T. S., MATHIAS, D. G., COSTA, W. D., LARA, J. A. M., SILVA, R. T. Educação de adultos: ampliando horizontes de conhecimento. Porto Alegre : Sulina, 2001, v.1. p.191. GARNICA, A. V. M. É necessário ser preciso? É preciso ser exato?: um estudo sobre argumentação matemática ou uma investigação sobre a possibilidade de investigação In: Formação de Professores de Matemática: uma visão multifacetada ed.Porto Alegre : EDIPUCRS, 2001, p. 49-87. 2000 KLUTH, Verilda Speridião A rede de significados: imanência e transcendência: a rede de significação. In: Bicudo. Fenomenologia – confrontos e avanços. São Paulo, Cortez, 2000. PAULO, R. M., DETONI Adlai Ralph. A organização dos dados da Pesquisa em Cenas In: Fenomenologia: confrontos e avanços.1ª ed.São Paulo : Editora Cortez, 2000, v.01, p. 141-167. 1999 BICUDO, M. A. V. A Contribuição da Fenomenologia a Educação In: Fenomenologia: uma visão abrangente da Educação. 1 ed.São Paulo : Olho d'Água, 1999, v.1, p. 11-51. BICUDO, M. A. V. Alfabetização: significados possíveis In: Alfabetização: aspectos teóricos e práticos.1 ed .Rio Claro : Instituto de Biociências, 1999, v.1, p. 29-41. BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática: um enfoque fenomenológico In: Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas.1 ed.São Paulo : UNESP (Seminários e Debates), 1999, v.1, p. 21-43. BICUDO, M. A. V., SADALA, M. L. A., STEFANELLI, M. C. O Cuidar que é educar: o olhar fenomenológico In: Formação de Educadores: pesquisas e estudos qualitativos.1 ed.São Paulo : Olho d'Água, 1999, v.1, p. 37-64. BICUDO, M. A. V., SPÓSITO, V. H. C. Os processos perceptivos e a linguagem pedagógico-matemática In: Formação de Educadores: pesquisas e estudos qualitativos.São Paulo : Olho d'Água, 1999, v.1, p. 75-93. BICUDO, M. A. V., Formação do educador e avaliação educacional: contextualizando seu significado. In: BICUDO M. A V., SILVA JR., C. A. (orgs) Formação do Educador e Avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999. p. GARNICA, A. V. M. Educação, Matemática, Paradigmas, Prova Rigorosa e formação do professor In: Fenomenologia: uma visão abrangente da Educação.1 ed.São Paulo : Olho D'Água, 1999, v.1, p. 105-154. GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática: algumas ressignificações e uma proposta de pesquisa In: Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas.1 ed.São Paulo : UNESP, 1999, v.1, p. 59-74 1998 ANASTACIO, M. Q. A. Matemática, a arte de resolver problemas? In: Ciência, ética e cultura na Educação.01 ed.São Leopoldo : Usininos, 1998, v.único, p. 121-122. GARNICA, A. V. M. On the contribution of the Qualitative Research based on Phenomenology to the scientific practice of Mathematics Education In: An International view on Didactics of Mathematics as a scientifical Practice ed.Modena-Itália : Universidade de Modena - ICME, 1998, v.01 1997 BICUDO, M. A. V. O Primado da percepção e suas conseqüências filosóficas In: Joel Martins...um Seminário Avançado. São Paulo: EDUC, 1997, p. 113-123. GARNICA, A. V. M. Some remarks on Rigorous Proof and Mathematics Education In: Proofs and Proving: why, when and how ed.Durban, South Africa : The Association for Mathematics Education in South Africa (AMESA), 1997, v.1, p. 257-280 1996 BICUDO M. A V., Licenciatura e Formação Continuada- o exemplo da UNESP. In: MENEZES L.C. (org), Professores, formação e profissão. Campinas: Autores Associados, Nunes Coleção Formação de Professores, 1996, p. 183-213. GARNICA, A. V. M. Fascination for the technical, decline of the critical: a study on the rigorous proof in the preparation of mathematics teachers In: Didactics and History of Mathematics ed.Tessalônica-Grécia/Londres : European Community Action Scheme for the Mobility of Universitary Students, 1996, v.1, p. 161-182. 1995 GARNICA, A. V. M. Um estudo hermenêutico do texto de Matemática In: Pesquisa Qualitativa em Educação.1 ed.Piracicaba : UNIMEP, 1995, v.1, p. 95-102. 1994 BICUDO, M. A. V. Sobre a Fenomenologia in: Pesquisa Qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. PIRACICABA: UNIMEP, 1994, p. 15-22. GARNICA, A. V. M., BICUDO, M. A. V. Um Estudo Hermenêutico do Texto de Matemática In: Pesquisa Qualitativa em Educação: Um Enfoque fenomenológico ed. PIRACICABA : UNIMEP, 1994, p. 95-102. 1992 BICUDO, M. A. V. Epistemologia e Educação: considerações gerais. In: SERBINO, R. V. BERNARDO, M. V. C. (orgs) Educadores para o século XXI, São Paulo: UNESP, Coleção, 1992. p. 77-80. 1989 BICUDO, M. A. V. Educação: a filosofia da educação na busca do seu sentido e significado. In: BICUDO, M. A. V., BERNARDO, M. V. C. Formação do professor: atualizando o debate. São Paulo: EDUC, 1989. p. 63-80. 1987 BICUDO, M. A. V. O Professor de Matemática nas Escolas de 1º E 2º Graus In: Educação Matemática. São Paulo: MORAES, 1987, p. 45-57. BICUDO, M. A. V., Introdução. In: BICUDO, M. A. V. Educação Matemática. São Paulo: MORAES, 1987 p.144. 1983 BICUDO, M. A. V. A Filosofia da Educação Centrada no aluno. In: MARTINS, J. BICUDO, M. A. V. (orgs). Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo, moraes, 1983. p. 45-80. |