PRODUÇÃO Livros | Cap. Livros | Artigos | Teses e Dissertações | Iniciações Científicas | Orientações de Trabalhos | Participações em Eventos TESES | DISSERTAÇÕES 2005 BAIER, Tânia. O nexo "geometria fractal - produção da ciência contemporânea" tomado como núcleo do currículo de matemática do ensino básico. Rio Claro, IGCE. PGEM. 2005 - (tese de doutoramento orientada por Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo). KLUTH, Verilda Speridião. "Estruturas da álgebra - investigação fnomenológica sobre a construção do seu conhecimento". Rio Claro, UNESP. IGCE. PGEM, 2005. (tese de doutorado - orientada por Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo). BATISTELA, Rosemeire ade Fátima. "Um kit de espelhos para o ensino de geometria". Rio Claro. UNESP, IGCE, PGEM, 2005 (Dissertação de Mestrado - co-orientada por Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo). MARIANO, Maria Nilza Cassemiro. Professores de Matemática: concepções e vivências. 2005. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio Verde. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. CECHETTI, Neuza Maria. Matemática Escolar nas séries iniciais: o sentir dos professores. 2005. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Verde. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. VILLELA, Eliana Neves de Oliveira. A compreensão do professor de matemática sobre o trabalho na 5º série. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Verde, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. FIGUEIREDO, Brenda Barbosa de. A avaliação no ensino de ciências. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Verde, Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. SILVA, Adilson Donizetti da. Mudança do professor de Matemática: realidade ou discurso?. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Verde, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. BERNARDO, Carlos Eduardo. O mito do aluno não inteligente em matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Verde, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 2004 NABACK, Paulo. A Matemática no Curso de Farmácia - Bioquímica da Unincor. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Universidade do Vale do Rio Verde, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. CARMO, Angelo do. Modelagem Matemática: uma vivência. 2004. 28 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. REZENDE, Amanda de Fabri. Modelagem Matemática. 2004. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. FARIA, Ana Angélica. O Afeto e Educação Matemática. 2004. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. PEREIRA, Lilian Carla. A avaliação em matemática na 5ª série. 2004. 41 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 2003 SILVA, Nelia Mara da Costa Barros. O que se mostra no trabalho desenvolvido em matemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. MACHADO, Antonio de Padua. Do Significado da escrita da Matemática na Prática de Ensinar e no Processo de Aprendizagem a partir do discuros de professores. 2003. Tese de doutorado (Educação Matemática [Rio Claro]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. HIRATSUKO, Paulo Isamo. O tempo vivido pelo professor de matemática durante o processo de mudança de concepção de ensino. 2003. Tese de doutorado, (Educação Matemática [Rio Claro]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. CAMPOS, Ronaldo Cardoso. A educação matemática e a Educação de Jovens e Adultos: rompendo barreiras. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. MENDES, Luiz Henrique Pereira. A calculadora em sala de aula. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. PASCHOALIM, Simone Aparecida Oliveira. Avaliação: Diagnóstico ou Punição?. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. SCHÖDER, Alexandre. Discutindo uma matemática crítica no ensino médio: um estudo. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. PAULA, Jaqueline de Cássia Pacheco Resende de. Educação Inclusiva: construção do conhecimento matemático de alunos com deficiência visual.. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. SANTOS, Cecília Almeida dos. Modelagem Matemática. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. DELGADO, Jânia Márcia. Os Jogos e a construção do conhecimento matemático. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 2002 MONTES, Maria Aparecida Bessa. A Formação do Educador Matemático no programa de Licenciatura da UFJF. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 2001 PAULO, Rosa Monteiro . A compreensão geométrica da criança : um estudo fenomenológico. Dissertação de Mestrado 2001. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. NOLASCO, Patrícia; RAINHO, Renata; OLIVEIRA, Simone de. A simetria nas séries iniciais: um enfoque interdisciplinar. 2001. Monografia - Colégio de Aplicação João xxiii. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 2000 DETONI, Adlai Ralph. Investigações acerca do ESPAÇO como modo de existência e da Geometria que ocorre no pré-reflexivo. Tese de doutorado 2000. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. LEITE, Ângela Cristina Moreira. A lógica como articuladora entre língua materna e linguagem matemática. Mestrado. 2000. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. 1999 ANASTACIO , Maria Queiroga Amoroso. Três Ensaios numa Articulação sobre a Racionalidade, O Corpo e a Educação Matemática. 1999. Tese de doutorado (Educação) - Universidade Estadual de Campinas. MIRANDA, Ana Emíla Fernandes. Manifestação da espacialidade de pessoa desprovida de visão. Dissertação de mestrado, 1999. Programa de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, 1999. MAKLA, Beatriz Aparecida. Reflexões em torno do meu ser professora de Matemática. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. DIAS, Ricardo Golfeto. O cotidiano na Matemática. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. LIMA, José Carlos de. Educação e Modelagem Matemática. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. PAES, Nilian Lameira. Trabalhando com contextos. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Maria Queiroga Amoroso Anastacio. 1997 DANYLUK , Ocsana Sonia. Alfabetização Matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetização. Tese de doutorado 1997. (Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MOCROSKY, Luciane Ferreira. Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam. Dissertação de mestrado, 1997. (Educação Matema´tica (Rio Claro)) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho KLUTH ,Verilda Speridião. O que Acontece No Encontro Sujeito-Matematica? Dissertação de mestrado, 1997. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1996 SAMESHIMA , Dumara Coutinho Tokunaga. Avaliação da Aprendizagem Matemática da Perspectiva do Professor. 1996. Mestrado. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho LIMA, Luiz Augusto Normanha. O que é ser educador na Universidade? Tese de Doutorado, 1996. Programa de Psicologia da Educação. PUC-SP. 1995 GARNICA , Antonio Vicente Marafiotti. Fascínio da Técnica, Declínio da Critica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática. Tese de doutorado 1995. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1994 ZOLET , Jacir Antonio. Avaliação: um enfoque fenomenológico. Dissertação de mestrado 1994. (Educação Ensino Supeior) - Fundação Universidade Regional de Blumenau 1993 MACHADO, Ozeneide de Venâncio de Melo Machado. O currículo de Ciências na Perspectiva dos alunos e professores, 1993. Tese de Doutorado. Programa de Pó-graduação em Currículo, PUC-SP. 1992 GARNICA. Antonio Vicente Marafioti. A Interpretação e o Fazer do Professor: a possibilidade do trabalho hermenêutico na educação matemática. Dissertação de mestrado, 1992. (Educação Matemática (Rio Claro)) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1991 SAMESHIMA, D. C. T. Avaliação da aprendizagem Matemática da perspectiva do professor. Dissertação de mestrado, 1991 (Educação Matemática (Rio Claro)) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 1990 CHAMIE, Luciana Mancini Stella. A Relação Aluno-Matematica: alguns dos seus significados. Dissertação de mestrado, 1990. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ANASTACIO , Maria Queiroga Amoroso. Considerações sobre a Modelagem Matemática e a Educação Matemática. 1990. Dissertação de mestrado (Educação) - Universidade Estadual de Campinas PRADO ,Ema Luiza Beraldo. Historia da Matemática: um estudo de seus significados na educação matemática. Dissertação de mestrado, 1990. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1989 IMENES, Luiz Márcio Pereira. Um Estudo sobre o Fracasso do Ensino e da Aprendizagem da Matemática. Dissertação de mestrado,1989. (Educação Matemática (Rio Claro)) – 1988 DANYLUK. Ocsana Sônia. Um Estudo sobre o Significado da Alfabetização Matemática. Dissertação de mestrado, 1988. (Educação Matemática (Rio Claro)) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. NICOLINI, Eduardo Olívio Ravagni. Des-velando o corpo humano. Mestrado. Dissertação de mestrado, 1988. Programa de Educação: História Política e Sociedade.PUC-SP. 1987 SILVA ,José Geraldo Acioly Mendes Da. O Ensino da Matemática: da aparência a essência. Dissertação de mestrado, 1987. (Educação Matemática (Rio Claro)) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho BORBA ,Marcelo De Carvalho. Um Estudo de Etnomatematica: sua incorporacao na elaboracao de uma proposta pedagógica para o nucleo-escola da favela de Vila Nogueira-Sao Quirino. Dissertação de mestrado, 1987. (Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. GALVÃO, Osni Telles Marcondes Machado. Diagnóstico e avaliação da função do orientador educacional nas escolas paulistas. Dissertação de Mestrado. 1978. Programa de Pós-graduação em Supervisão e Currículo. PUC-SP. |