PRODUÇÃO

Livros | Cap. Livros | Artigos | Teses e Dissertações | Iniciações Científicas | Orientações de Trabalhos | Participações em Eventos

ARTIGOS EM PERIÓDICOS | ARTIGOS COMPLETOS EM ANAIS

ARTIGOS COMPLETOS EM ANAIS

2003

ANASTACIO, M. Q. A. A Ciência Matemática: um enfoque fenomenológico. In: II Sipem - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA. EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2003, Santos-São Paulo.
Anais do II Sipem. SBEM: Sociedade Brasileira de Educaçaõ Matemática, 2003.

ANASTACIO, M. Q. A. O que se mostra no trabalho desenvolvido em Matemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte. Anais do III Encontro Mineiro de Educação Matemática. , 2003

ANASTACIO, M. Q. A. Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem qualitativo- fenomenológica. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte.
Anais do III Encontro Mineiro de Educação Matemática. , 2003.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., SCHEFFER, Nilce Fátima
A linguagem matemática na interlocução de saberes matemáticos In: 8º EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2003, Pelotas.
8º EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Pelotas: UCPel, 2003. v.Único.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I. Alfabetização Matemática: um desafio a ser vencido In: 8º EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2003, Pelotas.
8º EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Pelotas: UCPel, 2003. v.Único.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I. Leitura e escrita da linguagem matemática e utilização de recursos tecnológicos na educação de jovens e adultos In: IV Semana da Alfabetização: alfabetizando na diversidade, 2003, São Paulo.
IV Semana da Alfabetização: alfabetizando na diversidade. no prelo, 2003.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E.Educação de Adultos: o pensamento e o registro de aspectos matemáticos referentes aos números racionais In: Salão de Iniciação Científica - PUC/RS, 2003, Porto Alegre.
Salão de Iniciação Científica - PUC/RS. Porto Alegre: PUC/RS, 2003. v.Único

DETONI, A. R. Geometria In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte. Anais do III EMEM. BELO HORIZONTER: PROMAD-FAE-UFMG, 2003.

2002

ANASTACIO, M. Q. A. Jogos étnicos culturais In: III Forum de Investigação Qualitativa, 2002, Juiz de Fora. Anais do III FIQ: Educação, Saúde, Ambiente, Ed. Matemática, Diversidades. Juiz de Fora: FEME, 2002. v.1. p.00 - 00

ANASTACIO, M. Q. A., SILVA, N. M. C. D. Matemática escolar: considerações a partir do vivido por professores de 2° ciclo do ensino fundamental In: V encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. Anais do V encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. , 2002. v.1. p.00 - 00

BICUDO, M. A. V. O Tempo Vivido: O modo de viver o presente In: Jornada Científica - Comemoração dos 70 anos do Prof.Dr.Ubiratan D'Ambrósio, 2002, São Paulo.

DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: escrita do texto matemático In: IV Fórum de Investigação Qualitativa, 2002, Juíz de Fora: Feme.
. , 2002.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E.Educação de Adultos: o pensamento e o registro de aspectos matemáticos referentes aos números racionais In: XII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2002, Passo Fundo.
No Prelo. , 2002.

DANYLUK, º S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E.Educação de Adultos: o pensamento e o registro de aspectos matemáticos referentes aos números racionais In: Salão de Iniciação Científica – PROPESQ/UFRGS, 2002, Porto Alegre.
No Prelo. , 2002

DANYLUK, º S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E.Educação de Adultos: o pensamento e o registro de aspectos matemáticos referentes aos números racionais In: I Salão de Iniciação Científica da UNIVATES, 2002, Lajeado.
I Salão de Iniciação Científica da UNIVATES. Lajeado: UNIVATES, 2002. V.Único. p.136

DANYLUK, º S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E. Educação de Adultos: o pensamento e o registro de aspectos matemáticos referentes aos números racionais In: Mostra de Iniciação Científica da UNISINOS, 2002, São Leopoldo.
Mostra de Iniciação Científica da UNISINOS. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

DANYLUK, º S., GOMES, C., MORTARI, M. Educação de adultos: leitura e escrita da linguagem matemática In: VI Reunión de Didáctica de la Matemática del Cono Sur, 2002, Buenos Aires.
VI Reunión de Didáctica de la Matemática del Cono Sur. , 2002.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., BELLO, J. D.LINGUAGEM MATEMÁTICA NA INTERLOCUÇÃO DE SABERES In: XII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2002, Passo Fundo. XII Mostra de Iniciação Científica da UPF. , 2002.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., BELLO, J. D.O texto matemático veiculado em sala de aula In: Salão de Iniciação Científica – PROPESQ/UFRGS, 2002, Porto Alegre.No Prelo. , 2002.

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I., MALLMANN, M. E.Registros de aspectos matemáticos referentes aos números racionais por jovens e adultos não escolarizados In: VIII EREMATSUL – Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2002, Passo Fundo.

-GARNICA, A. V. M. Alguns Apontamentos sobre Pesquisa em Educação Matemática In: VII Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), 2002, Foz do Iguaçu - Paraná.
ANAIS do VII EPREM. Foz do Iguaçu: SBEM-Paraná e UNIOESTE, 2002.

GARNICA, A. V. M. Etnoargumentações: trajetória de um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de Matemática In: ProfMat - Congresso Nacional de Professores de Matemática, 2002, Viseu-Portugal. Actas - ProfMat - Viseu, 2002. Lisboa/Viseu (Portugal): Associação dos Professores de Matemática e Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

MACHADO, Antônio Pádua. A Escrita da Proporcionalidade. In: VI Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educaçcão matemática, 2002, Rio Claro.
Anais do VI EBRAPEM , 2002.

PAULO, R. M. Um corpo que fala: gestos, movimentos e palavras - fazendo geometria In: III Fórum de Investigação Qualitativa, 2002, Juiz de Fora - Minas Gerais.
Anais do III Fórum de Investigação Qualitativa. , 2002

2001

DANYLUK, O. S., GOMES, C. H. P., MORTARI, M. I.Educação de Adultos: leitura e escrita da linguagem matemática In: III FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 2001, Juíz de Fora. IQ INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA. Juíz de Fora: Feme, 2001.

DANYLUK, O. S.Fenomenologia: uma alternativa de pesquisa em educação matemática In: II Encontro Regional de Educação Matemática, 2001, Ijuí.
Anais de 2o. Encontro Regional de Educação Matemática. Ijuí: Unijuí, 2001. v.Único. p.44 - 50

DANYLUK, O. S., LIMA, R. N. D. S., BELLO, J. D.Contribuição da fenomenologia ao ensino da geometria na escola fundamental In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-graduação, 2001, Passo Fundo.

DANYLUK, O. S., GOMES, C., MORTARI, M., D'ÁVILA, A.Educação de adultos: a construção escrita dos códigos oficiais In: I Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2001, Baurú.
I Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - Formação Humana e Educação. São Paulo: Document Center Xerox, 2001. v.Único. p.107 -

DANYLUK, O. S., MALLMANN, M. E.Educação de adultos: a construção escrita dos códigos oficiais In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-graduação, 2001, Passo Fundo.
XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-graduação. Passo Fundo: UPF Editora, 2001. p.52 -

DANYLUK, O. S.Fenomenologia-hermenêutica: uma alternativa de pesquisa na formação do educador matemático In: VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2001, Santa Cruz do Sul.
Anais do VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. v.Único.

DETONI, A. R. Investigando a Produção Gráfica no domínio do pré-reflexivo In: Graphica 2001, 2001, São Paulo. Anais do Graphica 2001. São Paulo: PCC-POLI-USP, 2001. p.576 - 580

DETONI, A. R., REYES, J. A. Percepção Visual em Foco In: Graphica 2001, 2001, São Paulo.
Anais do Graphica 2001. São Paulo: PCC_POLI_USP, 2001. p.699 - 706

GARNICA, A. V. M., BICUDO, M. A. V. A Filosofia da Educação Matemática e sua constituição multifacetada: apontamentos sobre algumas de suas questões geradoras In: Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2001, Rio de Janeiro.
. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001

GARNICA, A. V. M. História, Filosofia, Educação e Matemática: interfaces. In: IV Seminário Nacional de História da Matemática, 2001, Natal. Anais do IV SNHMat. Rio Claro (SP) /Natal (RN): Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2001. p.244 - 252

KLUTH, Verilda Speridiao Coordenação de Projeto pedagógico: Reformulação de um curso de Licenciatura em Matemática. Anais VIIENEM, Rio de Janeiro, 2001
KLUTH, Verilda Speridiao A vivência sob o Foco Fenomenológico da Educação matemática. Anais 1ºPIIQ, Juiz de Fora, 2001.

KLUTH, Verilda Speridiao A proporção áurea: uma visada fenomenológica. Anais VI EPEM, Catanduva, 2001

MACHADO, Antônio Pádua. Abstração. In: V Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educaçcão matemática, 2001, Rio Claro.
Anais do V EBRAPEM, 2001.

PAULO, R. M. Um estudo fenomenológico sobre a compreensão da geometria In: Pesquisa Qualitativa: Crianças e Adolescentes em Perspectiva, 2001, Juiz de Fora/MG.
1º Painel Interinstitucional sobre Investigação qualitativa. Juiz de Fora -Minas Gerais: Editora da Universidade Federaç de Juiz de Fora, 2001. v.único.

2000

DETONI, A. R. Algumas convergëncias entre Ética e Educação Matemática In: IV Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educaçcão matemática, 2000, Rio Claro.
Anais do IV EBRAPEM. , 2000. v.unico. p.123 - 126

DETONI, A. R. sobre a percepção espacial In: III internacional congress on Engineering graphics for arts and thecnical drawing, 2000, ouro preto.
anais do Graphica2000. , 2000. v.unico

KLUTH, Verilda Speridiao O Surgimento e a Construção da Rede de Significados. Anais II Fórum de Investigação Qualitativa, Juiz de Fora, 2000.

MACHADO, Antônio Pádua. O Fenômeno 'Escrita' no ensino da Matemática.
In: IV Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educaçcão matemática, 2000, Rio Claro. Anais do IV EBRAPEM , 2000.

MOCROSKY, L. F. As calculadoras no processo de ensnio e de aprendizagem das operações básicas: a concepção de professores de ensino fundamental e médio In: I Congresso Sul-Brasileiro de Informática na Educação, 2000, Florianópolis.
I Congresso Sul-Brasileiro de Informática na Educação. , 2000

1999

ANASTACIO, M. Q. A. O nascimento da Ciência Moderna: a racionalidade da Matemática em Descartes, Leibniz e Kant In: IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1999, Viçosa-MG.
Anais IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes - UNIVERSIDADE E CIÊNCIAS HUMANAS: Contrastes e perspectivas. Viçosa: , 1999. v.unico.

DANYLUK, O. S.Matemática e Fenomenologia In: I Encontro de Fenomenologia, 1999, Porto Alegre. , 1999.

PAULO, R. M. O significado da percepção em Merleau-Ponty e possibilidades de avançar-se na compreensão da construção do conhecimento geométrico In: III Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 1999, Rio de Janeiro.
Anais do III EBRAPEM. Rio de Janeiro: Universidade Santa Ursula, 1999. v.ÚNICO.


1998

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa segundo a abordagem Fenomenológica In: Fórum - A Investigação Qualitativa em Educação, 1998, Juiz de Fora.
Anais do Fórum: A Investigação Qualitativa em Educação. , 1998.

DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: a escrita infantil. Anais do II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul. Santa Maria: , 1998.

DANYLUK, O. S.A pluralidade e a singularidade da escrita infantil In: V Seminário Institucional Alfabetização & Ed. Científica, 1998, Ijuí.

DANYLUK, O. S.Educação Matemática o Ensino e a Aprendizagem de Matemática In: Semana Acadêmica de Matemática, 1998, Chapecó.

DANYLUK, O. S.Alfabetização Matemática In: II Congresso Institucional de Educação Infantil do Mercosul, 1998, Santa Maria, 1998.

DETONI, A. R. A postura do professor de matemática no ambiente informatizado In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo.
Anais do VI ENEM. , 1998. v.2. p.310 - 312

DETONI, A. R. Considerações acerca da didática de Hans Freudenthal e a fenomenologia In: II encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em Educação matemática, 1998, Rio Claro.
Anais do II EBRAPEM. , 1998. p.55 - 57

DETONI, A. R. O estudo do desenho geométrico auxiliado por computador - o caso Cabri In: II congresso internacional de engenharia gráfica nas artes e no desenho, 1998, Feira de Santana.
Anais do graphica/98. , 1998. p.531 - 534

DETONI, A. R. Valores epistemologicos no ensino da representação gráfica In: II congresso internacional de engenharia gráfica nas artes e no desenho, 1998, feira de santana.
anais do graphica/98. , 1998. p.458 - 461

GARNICA, A. V. M. On the contribution of the Qualitative Research based on Phenomenology to the Scientifc Practice of Mathematics In: 8th International Congress on Mathematics Education, 1998, Sevilha-Espanha.
An International View on Didactics of Mathematics as a scientifical practice. Modena-Itália: Universitá di Modena, 1998. v.1. p.221 - 235

KLUTH, Verilda Speridiao O que acontece no encontro Sujeito-Matemática? Anais VI ENEM vol. 2, 1998.
KLUTH, Verilda Speridiao O Ensino da matemática na visão construída no estudo da interrogação: o que acontece no encontro Sujeito-Matemática? Anais II Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduaçào em Educação Matemática. Rio Claro, 1998.

SAMESHIMA, D. C. T. Um olhar fenomenológico sobre a avaliação da aprendizagem matemática In: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 1998, Águas de São Pedro.
Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 1998.

1997

BICUDO, M. A. V. Philosofhy of Mathematical Education: a Phenomenological Approach In: 8th International Congress on Mathematical Education, 1997, SEVILHA.
International Congress on Mathematical Education: Selected Lectures, 8. Sevilha: Doble Cero Sevilla, 1997. v.1. p.463 - 485

GARNICA, A. V. M. Somes Remarks on Rigorous Proof In: 8th International Congress on Mathematics Education, 1997, Sevilha-Espanha.
Proofs and Proving: Why, Whenand How. Durban-Africa do Sul: Association for Mathematics Education in South Africa, 1997. v.1. p.257 - 280

1996

BICUDO, M. A. V. La Filosofia de la Educacion Matematica: un enfoque Fenomenologico In: 8th ICME - International Congress on Mathematical Education, 1996, Sevilha.
Anais do 8th ICME - International Congress on Mathematical Education. , 1996.

BICUDO, M. A. V., ESPÓSITO, V. H. C. Os Processos Perceptivos e a Linguagem Pedagógivco-Matemática In: 8 Congresso Internacional de Educação Matemática - ICME, 1996, Sevilha.
Proceedings - 8 International Congress of Mathematical Education. , 1996.

BICUDO, M. A. V., ESPÓSITO, V. H. C. The Perceptive Processes The Pedagogical Mathematics Language In: 8th ICME - International Congress on Mathematical Education, 1996, Sevilha.
Anais do 8th ICME - International Congress on Mathematical Education. , 1996.

1995

BICUDO, M. A. V. História, Filosofia e Epistemologia da Matemática e da educação Matemática In: V ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 1995, Aracajú.
Anais do V ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. , 1995.

BICUDO, M. A. V. O Significado da Filosofia da Educação Matemática na Formação do professor de Matemática In: V ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 1995, Aracajú.

BICUDO, M. A. V. Philosophy of Matematical Education: A Phenomenological Approach In: I International Seminar of Mathematics Education, 1995, Rio Claro.

DANYLUK, O. S.Ler a linguagem matemática. Anais do II Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí: , 1995

1992

BICUDO, M. A. V. Difficulties in the Relation Student-mathematics In: 7th ICME-International Congress of Mathematical Education, 1992, Quebec.
International Congress of Mathematical Education, 7. , 1992. v.1.

BICUDO, M. A. V. Hermeneutics as a Foundation for the Work of the Teacher of Mathematics In: 7th International Congress of Mathematical Education, 1992, QUEBEC. International Congress of Mathematical Education, 7. , 1992.

BICUDO, M. A. V. Sobre Educação Matemática in: II Jornada De Educação Matemática, 1992, Rio De Janeiro - RJ.
Jornada de Educação Matemática, 2. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1992. v.1.

GARNICA, A. V. M. Hermeneutics and Mathematics Education: some remarks In: 7th International Congress on Mathematics Education, 1992, Quebec.
Proceedings of the 7th INternational Congress on Mathematics Education. Quebec: ICMI, 1992. v.1. p.256 - 266

1991

BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa: modalidade fenômeno situado In: Seminários de Matemática e Educação Matemática, 1991, Rio Claro.

1990

BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa do Fenômeno Situado: sua aplicação a temas de educação matemática In: III Encontro Nacional de Educação Matemática, 1990, Natal.

1988

BICUDO, M. A. V. Educação Matemática, Matemática e Educação In: II ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 1988, Maringá.
anais do II ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. , 1988.

BICUDO, M. A. V., SILVA, J. G. A. M. O Ensino da Matemática: da aparência à essência In: II Encontro Nacional de Educação Matemática, 1988, Maringá.

BICUDO, M. A. V., SILVA, J. G. A. M. The Teaching of Mathematics In: 6th ICME-International Congress of Mathematical Education, 1988, Budapeste.

1987

BICUDO, M. A. V., DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: uma questão a ser estudada In: I Encontro Nacional de Educação Matemática, 1987, SAO PAULO - SP.
Encontro Nacional de Educação Matemática, 1. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987.

1984

BICUDO, M. A. V. As Raízes da Lógica Formal Segundo E. Husserl In: I Simpósio de Iniciação Científica em Ensino da Matemática, 1984, Rio Claro.