PRODUÇÃO

Livros | Cap. Livros | Artigos | Teses e Dissertações | Iniciações Científicas | Orientações de Trabalhos | Participações em Eventos

ARTIGOS EM PERIÓDICOS | ARTIGOS COMPLETOS EM ANAIS

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

2003

ANASTACIO, M. Q. A. Corpo e Matemática: uma concepção Merleau-Pontyana de Conhecimento. BOLEMA- Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: , v.único, p.56 - 73, 2003.

ANASTACIO, M. Q. A. Jogo e Matemática:uma associação possível. Duc in Altum - Revista da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Santa Marcelina. Muriaé-MG: , v.únuco, p.233 - 243, 2003.

DETONI, A. R. " contribuições de uma investigação sobre o Espaço para a Educação Matemática". Bolema. Rio Claro, Unesp: , v.19, 2003.

BICUDO, M. A . V. Concepção de História do pensamento husserliano. In ANAIS – v Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: UNESP, 2003 p.125-154.

2002

GARNICA, A. V. M. As demonstrações em Educação Matemática: um ensaio. Boletim de Educação Matemática Bolema. Rio Claro (SP): , v.15, n.18, p.91 - 99, 2002.

2001

DETONI, A. R. Sobre a percepção espacial. Revista da Escola de Minas de Ouro Preto. Ouro Preto-MG: , v.54, p.81 - 84, 2001.

KLUTH, Verilda Speridiao O triângulo e a sala de aula.. Uma visão Fenomenológica da Geometria.. Educação Matemática em Revista. Ano 8, nº 11, dezembro de 2001.

KLUTH, Verilda Speridiao Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática. Ano 14, nº 15, 2001.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa Qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis. Bauru-SP: , v.22, n.1, p.35 - 48, 2001.

2000

ANASTACIO, M. Q. A. Sobre a racionalidade da Matemática. Educação em Foco. Juiz de Fora: , p.85 - 100, 2000

1999

BICUDO, M. A. V. O Ensino de Matemática e a Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema. Rio Claro:, v.12, n.13, p.1 - 11, 1999.

1998

BICUDO, M. A. V., O papel do educador. Nuances, v. 4, n. 4. p. 20-24, 1998.

ANASTACIO, M. Q. A. Linguagem e Matemática em suas transversais. Educação em Foco. Juiz de Fora: , v.1, n.unico, p.97 - , 1998.

DETONI, A. R. Interdisciplinaridade tecida. Educação Em Foco. Juiz de Fora - MG: , v.3, n.1, p.81 - 86, 1998.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa Qualitativa em Educação ou da ressignificação do fracasso. Educação Em Foco. Un. Fed. Juíz de Fora-MG: , v.3, n.1, p.27 - 38, 1998

KLUTH, Verilda Speridião O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?. EPSILON. Revista de La S.A E.M. ‘THALES”, nº 42, volume 14(3), España, 1998.

1997

BICUDO, M. A. V. M. A. V. A Percepção em Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty. VERITAS. Pontifícia Universidade Católica - R.G.DO SUL, v.42, n.1, p.79 - 89, 1997.

BICUDO, M. A. V. A possibilidade de trabalhar a Educação Matemática na ótica da concepção Heiderggeriana. Quadrante. LISBOA/PORTUGAL, v.5, n.1, p. 5 - 27, 1997.

BICUDO, M. A. V. Alfabetização: significados possíveis. Educação Brasileira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB, v.19, n.39, p.73 - 89, 1997.

BICUDO, M. A. V, CHAMIE, L. M. S. Compreendendo e interpretando as dificuldades sentidas pelos alunos ao estarem com a matemática. Zetetike, v.2, n.2, p. 61-70, 1997.

GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre Pesquisa Qualitativa e Fenomenologia. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu-SP: , v.1, p.109 - 122, 1997.

GARNICA, A. V. M. Da literatura sobre a prova rigorosa na Educação Matemática: um levantamento. Quadrante. APM-Portugal: , v.5, n.1, p.29 - 60, 1997.

GARNICA, A. V. M., ZAPATER, L., COUTO, R., MOCROSKY, L.
Pesquisa em Educação Matemática: algumas considerações, três exemplos. Ciência e Educação. Bauru-SP: , v.5, p.02 - 21, 1997.

SAMESHIMA, D. C. T. Avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva do professor. Revista Universidade Guarulhos: Série Ciências Exatas e Tecnológicas. Guarulhos - SP: , n.4, p.18 - 22, 1997.

1996

GARNICA, A. V. M. A exatidão imprecisa: um ensaio sobre interdisciplinaridade, discurso e texto. Língua e Literatura. USP-São Paulo: , v.22, p.35 - 47, 1996.

GARNICA, A. V. M. Apontamento para um estudo do discurso e do estilo matemáticos e algumas de suas implicações para a Educação Matemática. Ciência Contemporânea e Ensino. Bauru-SSP: , v.2, p.18 - 25, 1996.

GARNICA, A. V. M. Fascínio da Técnica, Declínio da Crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na Formação do professor de Matemática. Zetetike. CEMPEM-UNICAMP-Campinas: , v.4, n.5, p.7 - 28, 1996.

GARNICA, A. V. M. Lakatos e a filosofia das Provas e Refutações: contribuições para a Educação Matemática. Educação & Sociedade. CEDES - Campinas-SP: , v.12, n.56, p.431 - 451, 1996.

GARNICA, A. V. M. Sobre trilhas e atalhos para a Filosofia. Estudos Acadêmicos Unibero. São Paulo-SP: , v.2, n.4, p.89 - 93, 1996

1994

BICUDO, M. A. V. A Compreensão do Simbólico Na Educação Matemática. Bolema. Unesp-Campus de Rio Claro, v.9, n.10, p.1 - 10, 1994.

BICUDO, M. A. V. Compreendendo e interpretando as dificuldades sentidas pelos alunos ao estarem com a Matemática. Zetetike. Departamento de Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP, v.2, n.2, p.61 - 70, 1994.

BICUDO, M. A. V. Fundamentos Filosóficos da Educação Matemática. Temas e Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. VII, n.5, p.29 - 32, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Resenha da Tese de Mestrado de Vicente Garnica - A Interpretação e O Fazer do Professor: A Possibilidade do Trabalho Hermenêutico Na Educação. BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. , v.10, p.83 - 89, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho Um Estudo de Etnomatmática: Sua Incorporação Na Elaboração de Uma Proposta Pedagógica Para O Núcleo Escola da Favela Vila Nogueira - São Quirino. BOLETIM INFORMATIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. , v.21, p.3 - , 1994.

1993

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Em Educação Matemática. Pro-posições. Campinas: Unicamp e Cortez, v.4, n.1[10], p.18 - 23, 1993.

BICUDO, M. A. V, SOUZA, A. C. C., BALDINO, R. R., PERES, G., BICUDO, I., SILVA, M. G. P., CABRAL, T. C. B. Diretrizes para a Licenciatura em Matemática. In: Bolema, Rio Claro, v. 6, n. 7, p. 90-99, 1992.

BORBA, Marcelo de Carvalho . Ethnomathematics: The Voice Of Social Cultural Groups In Mathematics Education. PHILOSOPHY OF MATHEMATICS EDUCATION NEWSLETTER. Exeter, Inglaterra: , p.13 - 15, 1993.

GARNICA, A. V. M. A interpretação como reunificação: da possibilidade de intervenção na sala de aula de Matemática com base na análise de textos. Didática - Revista Científica da UNESP. UNESP-São Paulo: , v.29, p.101 - 113, 1993.

GARNICA, A. V. M. Considerações sobre Hermenêutica e Educação: alguns pressupostos teóricos sobre a possibilidade do trabalho hermenêutico em sala de aula. Mimesis. Bauru-SP: , v.14, n.1, p.07 - 24, 1993.

GARNICA, A. V. M. Considerações sobre a Fenomenologia Hermenêutica de Paul Ricoeur. Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia. UNESP-São Paulo: , v.16, p.43 - 52, 1993

1992

BICUDO, M. A. V. Relação entre a Pesquisa Em Educação Matemática E A Prática Pedagógica. BOLEMA. Rio Claro: UNESP, v.7, n.8, p.7 - 14, 1992.]

BICUDO, M. A. V. Piaget e a Filosofia. Pro-posições. Campinas, v. 3, n.1 [7], p. 67-70, 1992.

GARNICA, A. V. M. An Hermeneutical Approach to Mathematical textbooks. Proceedings Of The 7th Internacional Congress On Mathematics Education. Québec - Canadá: , v.01, 1992.

GARNICA, A. V. M. Educação Matemática: textos e Interpretação. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Campinas-SP: , v.1, n.4, p.15 - 22, 1992.

GARNICA, A. V. M., CABRAL, T. C. Variação de quantidade como phainomenon e limite como seu nooumenon: um estudo sobre a fenomenologia das estruturas matemáticas. Didática - Revista Científica da UNESP. UNESP: São Paulo: , n.28, p.137 - 150, 1992.

1991

BICUDO, M. A. V. A Hermenêutica e o Trabalho do Professor de Matemática. Cadernos da Sociedade de Estudo e Pesquisa Qualitativos. São Paulo: Sociedade de Estudo ePesquisa Qualitativos, v.3, n.3, p.63 - 95, 1991.

BICUDO, M. A. V. Sobre Educação Matemática. Boletim Gepem. São Paulo: , v.16, n.29, 1991.

1990

BICUDO, M. A. V. Notas sobre o seminário realizado pelo professor Amadeo giorgi sobre fenomenologia e a pesquisa qualitativa em psicologia. Cadernos da Sociedade de Estudo E Pesquisa Qualitativos. São Paulo: Sociedade de Estudo e Pesquisa Qualitativos - SP, v.1, n.1, p.73 - 88, 1990.

BICUDO, M. A. V. Sobre a Origem da Geometria. Cadernos da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos. São Paulo: Sociedade de Estudo e Pesquisa Qualitativos, v.1, n.1, p.49 - 72, 1990.

BICUDO, M. A. V. Depoimento sobre Educação Matemática: Pós-graduação em Educação Matemática - UNESP-RC. Boletim SBM-SP, v. 4, n.7, 1990.

1988

BICUDO, M. A. V. A Pesquisa em Educacao Matematica: realidade e perspectiva. BOLEMA. Rio Claro: UNESP, v.3, n.4, p.17 - 31, 1988.

BICUDO, M. A. V. Didactical Phenomenology of Mathematical Strutures (Hans Freudenthal). BOLEMA. Rio Claro: UNESP - Campus de Rio Claro, v.3, n.4, p.59 - 64, 1988.

BICUDO, M. A. V. O Ensino da Matematica: da aparencia a essencia. Quid. Teresina: , v.7, n.1, p.65 - 76, 1988.

1987

BICUDO, M. A. V. Educação Ideologia e contra ideologia- Resenha: Educação Ideologia e contra ideologia, SEVERINO, A. J. In: Revista Ed. e Soc., SP, v. IX, n. 26, p. 145-146, 1987.

1983

BICUDO, M. A. V. A Educação e o Ensino da Matemática. Leopoldinaum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos. Santos: Faculdade Catolica De Santos, v.X, n.12, p.43 - 52, 1983.

BICUDO, M. A. V. Um Discurso Comemorativo de Martin Heidegger (traduzido a partir da versão para a língua inglesa do Memorial Address in Heidegger, Martin; Discourse on Thinking; New York; Harper Torchbooks; 1966). Leopoldinaum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos. Santos: Faculdade Catolica de Santos, v.X, n.28, p.19 - 28, 1983.